Está no ar a plataforma Terra.CE de acesso público à malha fundiária do Ceará

26 de agosto de 2025 - 14:55 # # # # # # # #

Texto: Marina Holanda | Fotos: Rodrigo Dias


O Governo do Ceará, por meio do Idace, lançou nesta terça-feira (26) a plataforma Terra.CE, fruto da parceria com o programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Considerado um marco histórico para a governança fundiária do Ceará, a inovação reúne dados georreferenciados e fortalece a gestão da política fundiária no estado. A entrega ocorreu em edição especial do Idace Debate.

Produto do subprojeto de Governança Fundiária e Ambiental do Ceará, sob coordenação da professora Inês Escobar, a plataforma digital Terra.CE foi desenvolvida pelo professor Wellington Sarmento e apresentada publicamente pela primeira vez, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), para gestores, técnicos, pesquisadores e estudantes das áreas que envolvem a política agrária e ambiental.

O evento contou com as presenças do Presidente da Funcap, Raimundo Costa Filho, Secretário Executivo da SDA, Marcos Jacinto, o deputado estadual Missias Dias; além do superintendente do Idace, João Alfredo e seu adjunto, Amorim Rodrigues. Também participaram deste encontro, representantes do Movimento Sem Terra (MST), da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), ex-superintendentes do Idace, Eduardo Barbosa e José Wilson, atual superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA Ceará).

Conheça a plataforma Terra.CE

 A ferramenta oferece dados georreferenciados e integrados sobre a malha fundiária do Ceará. Com isso, a gestão fundiária deixa de ser fragmentada e passa a operar com maior coerência interinstitucional. Um único ambiente digital, elaborado pelo prof. da UFC Wellington Sarmento, que reúne diversas informações de bases de dados diferentes. Usável em órgãos como Idace, SDA, IBGE e Incra, Cogerh, Seduc), reduzindo a sobreposição de ações e o retrabalho entre órgãos públicos. A atualização será praticamente em tempo real, com defasagem de um dia, garantindo informações atualizadas da regularização fundiária do estado, para a tomada de decisões estratégicas.

A plataforma já disponível no site oficial do Idace conta com um menu lateral onde é possível consultar gráficos e quadros, mapas de predominância das propriedades rurais, malha fundiária do Ceará, concentração fundiária, mapa de assentamentos, escolas do campo e mapa hidrográfico.


“A plataforma se propõe a contribuir para a melhoria do serviço prestado ao povo cearense na especificidade do rural, do agrário. Aposta na força da pesquisa, da participação social e reaquece o debate das questões agrárias, como, por exemplo, a visualização imediata das grandes concentrações de terras”, destaca a coordenadora Maria Inês Escobar, durante o debate sobre as funcionalidades da plataforma.

A apresentação do Terra.CE trouxe uma ampla discussão sobre outros dados que poderão ser incorporados à plataforma, como informações sobre unidades de conservação, dentre outras possibilidades de atualização. “São poucos lugares do mundo que têm essa transparência. Essa inovação traz para o Ceará uma projeção internacional. Parabéns!”, comenta o representante da Anoreg Ceará, Rafael Guimarães, tabelião do município cearense de Icapuí.