QUEM É QUEM

Superintendente

João Alfredo Telles Melo

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1981), mestrado em Direito (Direito e
Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Desenvolvimento e Meio
Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal do Ceará (2021).

É advogado e professor de Direito Ambiental , atuando principalmente nos seguintes temas: unidades de conservação, recursos hídricos,
licenciamento ambiental, justiça ambiental, agrotóxicos, direito ambiental e meio ambiente. É membro
das seguintes instituições: Associação dos Professores e das Professoras de Direito Ambiental do Brasil
(APRODAB), do Instituto Direito por um Planeta Verde (IDPV), do Instituto Brasileiro de Direito
Urbanístico (IBDU) e da Rede Nacional dos Advogados e Advogadas Populares (RENAP).

Exerceu três mandatos de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Estado
do Ceará, um mandato de deputado federal pelo PT e, ainda no exercício do mandato, pelo Partido
Socialismo e Liberdade (PSOL) e dois mandatos de vereador pelo PSOL na Câmara Municipal de
Fortaleza.

Foi consultor de políticas públicas do Greenpeace Brasil. Atualmente, preside a Comissão de
Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Ceará (OAB/CE).

Superintendente Adjunto

Antônio Rodrigues de Amorim

Antônio Rodrigues de Amorim, filho de Agostinho Rodrigues de Oliveira e Josefa Ribeiro Lima, nascido na comunidade de Abóbora, município de Tauá-CE, casado com Iraci Loiola de Sena Amorim. É pai de quatro filhos, Adonai Rodrigues Loiola, Valéria Rodrigues Loiola, Antônio Helder Loiola Amorim e Olga Rodrigues Loiola.

Iniciou sua história, como agricultor, em Tauá, em 1978. Como a maioria dos jovens do interior, veio morar em Fortaleza-CE em 1978/79. Na capital, começou trabalhando como garçom. Em 1980, retornou a sua cidade-natal, montando seu próprio empreendimento (um bar), trabalhando também na agricultura. Um ano depois, em 1981, liderou o movimento de oposição sindical, no município de Tauá, vindo a eleger-se, em 1986, presidente deste sindicato. Em 1982, participou do Congresso de Fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Bernardo do Campo–SP, exercendo o mandato de Diretor Nacional da CUT de 1982 a 1988.

Criou o primeiro Departamento Rural da CUT em janeiro de 1988. Foi candidato a Deputado Federal Constituinte, em 1986, sendo o candidato mais votado da coligação PT/PSB, com 23.237 votos. Participou de todas as mobilizações das emendas populares, referentes às questões sociais, ao desenvolvimento agrário e à política agrícola, entregando ao Deputado Ulisses Guimarães quatro milhões e novecentas mil assinaturas para as três emendas.

Foi diretor da CUT Estadual de 1982 a 1991. Foi Delegado Regional da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará – FETRAECE, em Crateús-CE, de 1986 a 1995. Foi Diretor Estadual da FETRAECE de 1992 a 1995. Em 1995, iniciou, em seu município, sua atuação como Técnico em Contabilidade, trabalhando em associações comunitárias, sindicatos e cooperativas. De 1997 a 2000, atuou na equipe técnica de Assessoria Técnica e Extensão Rural- ATES, no Estado do Piauí, atuando na área de contabilidade e gestão dos agricultores. De 2002 a 2004, atuou como supervisor das equipes técnicas, relacionadas com SEBRAE/INCRA, no Estado do Ceará, trabalhando nas regiões dos Inhamuns, Centro-Sul e Jaguaribe.

Em 1994, prestou vestibular, com êxito, para Ciências Contábeis, na Faculdade Metropolitana, em Tauá, concluindo seu curso em junho de 1998. De 1998 até 2007, atuou como Contador e agricultor na área de produção orgânica no município de Tauá.

Desde 2007 até 2014, foi secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará. Além disso, cursa especialização em Gestão Empresarial em Cooperativas pela Universidade Federal do Ceará.

 

 

 

Procuradoria, Diretoria e Assessorias

Claudecilia de Oliveira Teixeira

Diretora Administrativo-Financeira

Paulo H. Magalhães Lobo

Diretor Técnico de Operações

Ricardo Sá Benevides Magalhães

Assessor Jurídico