Idace promove o 8º e último Idace Debate desde ano

5 de dezembro de 2023 - 15:02

Texto: Augusto Brandão, Júlia Lopes / Fotos: Breno César

Com o tema “A luta antirracista e pelo direito do povo negro ao seu território “, o Idace debate promoveu nesta terça-feira, 5/12, o oitavo e último debate deste ano, contando com as presenças de duas debatedoras e um debatedor.

O professor e pesquisador Hilário Ferreira falou que a luta antirracista no Ceará passa pela resistência não apenas dos quilombos, mas de todos os povos originários. Segundo ele, “ a ideologia de poder procura negar a nossa existência como também dos povos originários”. E a única forma de romper “isso é com a nossa resistência”.


Para Madalena Quilombola, o antirracismo começa dentro de casa, a partir do olhar de como um vê o outro. Entende que ser antirracista é “lutar de mãos dadas. Um ao lado do outro “.

O debate foi encerrado com a participação da ex-ministra e professora Matilde Ribeiro. Ao falar da sua experiência como ministra de estado, apontou como uma das dificuldades para implementar políticas públicas no país decorre da dificuldade em convencer as autoridades da necessidade da realização de um trabalho que eles não conhecem. E citou como exemplo as políticas voltadas para os povos originários já que as autoridades não conhecem a realidade de quilombolas, indígenas e demais povos originários.

A mediação foi do cientista social, historiador e especialista em gestão pública, Herbert Lima.

Homenagem póstuma

Na abertura do debate foi prestada uma homenagem póstuma ao lavrador, pensador e escritor quilombola Antônio Bispo dos Santos, Nêgo Bispo. Piauense, ele faleceu nesta segunda-feira, 4/12, em Teresina-Piauí.