Governo do Ceará lança pesquisa sobre área disputada pelo Piauí

20 de fevereiro de 2024 - 15:51

Texto: Júlia Lopes / Fotos: Breno César

Foi lançado hoje, no Museu da Imagem e do Som (MIS), um estudo que aprofunda os argumentos relacionados ao litígio entre Piauí e Ceará sobre faixas de território no estado cearense. O estudo visa a uma análise mais detalhada dos aspectos envolvidos nessa disputa centenária, com foco nas percepções e preferências da população local. Os dados foram coletados em maio e junho de 2023.

O Idace, ao lado da Procuradoria Geral do Estado (PGE), da Controladoria Geral do Estado (CGE), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), participou do Grupo de Trabalho que conduz a pesquisa, esta conduzida pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).


A pesquisa entrevistou moradores de 417 domicílios, em 84 localidades do Sertão de Crateús e da Serra da Ibiapaba. A análise revelou que a maioria dos residentes na região em litígio prefere acessar os serviços públicos oferecidos pelo Ceará, especialmente nas áreas de saúde e educação. Para além dos dados numéricos, a pesquisa trouxe a forte ideia do pertencimento dessas comunidades aos territórios que ocupam. “Território não é só terra, território quer dizer povo, história, pertencimento”, destacou o Procurador Geral do Estado, Rafael Moraes.

“O Idace participa desse trabalho oferecendo o que melhor faz, que é o suporte em campo e fornecendo coordenadas no georeferenciamento”, declarou Graça Pedrosa, assessora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) do Idace, que tem participado das reuniões do GT. “O Idace tem o entendimento que a vida das pessoas é o que mais importa, e nós continuaremos fortalecendo esse trabalho de defesa do que as moradoras e os moradores da região estão requerendo”, declarou João Alfredo, superintendente do Idace. Ambos participaram do evento.

Para entender melhor o litígio, acesse site da PGE: https://www.pge.ce.gov.br/