Entrega de imóvel e aquisição de terras foram os destaques do Idace em julho

1 de agosto de 2023 - 17:11

Texto: Júlia Lopes, Augusto Brandão / Fotos: Breno César

A ação aconteceu no dia 17 de julho, na Unipace, durante o lançamento do Plano Safra 2023/2024

Uma das principais ações do Idace em julho foi a compra da Fazenda Trapiá, em Itatira, e o compromisso da aquisição da Fazenda Cipó, em Quixeramobim. As conquistas resultaram da parceria do Governo do Ceará, através do Idace, com o MST.

Para o superintendente do Idace, João Alfredo, 17 de julho foi um dia histórico para a política de regularização fundiária e reforma agrária do Ceará, quando o direito à terra finalmente conquistado realiza um “o sonho que era acalentado há mais de 10 anos por trabalhadores e trabalhadoras”. Sonho que se realiza com a luta aguerrida das mulheres e dos homens do campo.

A compra da terra é, assim, resultado da luta dos trabalhadores organizados. “É um sonho realizado depois de muita luta da classe trabalhadora. É uma cessão do estado para atender uma demanda dos trabalhadores e trabalhadoras “, concluiu.

O superintendente destacou, ainda, “o lançamento do maior Plano Safra de todos os tempos”, uma iniciativa dos governos Lula e Elmamo.

Aquisições

A Fazenda Trapiá, em Itatira, tem uma área de mais de 420 hectares, beneficiando 27 famílias que a partir de agora, com a conquista do papel da terra, terão mais tranquilidade para trabalhar e produzir. Foram investidos na aquisição do imóvel mais R$ 540 mil. A aquisição da fazenda foi uma demanda da Fetraece.

A aquisição da Fazenda Cipó, em Quixeramobim, com área de mais de 3.500 hectares, está sendo realizada pelo Governo do Ceará, através do Idace, em convênio com a Prefeitura daquele município. O investimento é da ordem de R$ 3,5 milhões e contemplará 40 famílias rurais. A aquisição foi resultado de uma luta histórica do MST.

O convênio com a Prefeitura de Quixeramobim tem como objeto, ainda, incrementar o desenvolvimento de cadeias produtivas no município, através de investimentos em aquisição de terra para criação animal, construção de galpão, aquisição de equipamentos e implantação de área de cultivo de plantas forrageiras.