Plataforma Ceará 2050 é apresentada ao Idace

13 de junho de 2019 - 20:41

Com o objetivo de apresentar “A Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Ceará – Ceará 2050”, do Governo do Ceará, os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadores da plataforma, Antonio Miranda e Manoela Silva, estiveram na manhã desta quinta feira (13/6), com o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves e uma equipe de servidores e colaboradores do órgão. A plataforma é o planejamento estratégico do Ceará para os próximos 31 anos.

O superintendente reafirmou o compromisso em apoiar a criação dos núcleos regionais, que visam debater os próximos passos da Plataforma Ceará 2050, no contexto do programa de Regularização Fundiária.

José Wilson detalhou para os coordenadores da plataforma, o Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais que o Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal, está executando no Estado, através do Idace, desde de 2007. Objetivo é geocadastrar e georeferenciar 182 dos 184 municípios cearenses.

A regularização fundiária visa dá segurança jurídica à posse de terra dos agricultores familiares até 200 hectares, além de permitir acesso ao crédito fundiário e à aposentadoria e apoio à assistência técnica.

A plataforma, segundo os coordenadores do projeto, “constitui um caminho concreto de transformação de um estado que, para além do crescimento já atingido nos últimos anos, tem um potencial magnífico para se tornar mais justo e sustentável. O que faz deste projeto algo de valor inestimável e, por isso mesmo, um compromisso com igual tamanho”.

O Ceará 2050 divide-se em cinco etapas: 1) Diagnóstico estratégico; 2) Análise externa e construção de cenários; 3) Elaboração da visão de futuro e objetivos estratégicos; 4) Concepção de projetos estratégicos; 5) Consolidação e lançamento do plano estratégico de desenvolvimento de longo prazo.

Os professores disseram que estão “finalizando a fase de elaboração do plano e o nos preparando para a segunda fase da Plataforma que é a de implantação”. Para esse momento é muito importante uma estrutura firme de governança com a participação de múltiplos atores, além da criação de Núcleos regionais de discussão e mobilização por todo o estado do Ceará. Para a formação desses núcleos pensamos em como o Idace, por sua representatividade e capilaridade poderia colaborar conosco”