Titulação de terras chega a Potiretama

22 de novembro de 2018 - 16:42

Regularização fundiária beneficiará mais de 410 famílias de Potiretama

A implantação do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imoveis Rurais e Regularização Fundiária em Potiretama foi debatido na manhã desta terça-feira, (30/06), na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro da cidade, com a participação de cerca de 200 pessoas. A reunião foi mais uma oportunidade para a comunidade local discutir o programa, implantado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, em audiência pública realizada no dia 12 de junho, na Câmara de Vereadores. O programa tem o apoio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O Diretor Técnico e de Operações do Idace, Paulo Henrique Lobo, fez uma exposição sobre o programa, detalhando cada ponto da sua implantação. O diretor destacou a necessidade do apoio da comunidade para o “resultado positivo e correto” da regularização no município. O diretor também convidou todos os beneficiários do programa e agentes públicos do município a fiscalizarem o trabalho “para que tudo ocorra da melhora forma possível, sem grande problemas nem prejuízos”.

Francisco Urbano, Diretor do Departamento de Crédito Fundiário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), falou da importância social do programa, ressaltando que a regularização fundiária “é uma das maiores políticas de inclusão social do país”. Historicamente, segundo ele, o Brasil “nunca cuidou bem do seu maior patrimônio: a terra”. Mas que “esta situação começou a mudar a partir do programa de regularização fundiária”.

Participaram também da reunião os presidentes da Câmara de Vereadores, Cleverlando Bezerra, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lindomar Guimarães; o secretário municipal da Agricultura, Charles Campelo, e o secretário de Política Agrária e Meio Ambiente da Fetraece, José Ferreira; a secretária Mulheres Trabalhadoras Rurais da Fetraece, Rosângela Mura; e o padre Edjavan Fernandes. Estiveram presentes ainda representantes de associações comunitárias rurais de Potiretama e cidades vizinhas.

Potiretama tem uma área territorial de 41.034 e deverão ser cadastrados 594 imóveis, emitidos 357 títulos, beneficiando 410 famílias. A palavra Potiretama tem origem no tupi e significa “lugar dos camarões”. Do poti: camarão; e retama: a terra natal, a pátria. Outra versão interpreta o vocábulo como “região das flores”. De potyra: flor; e etama: lugar, região, pátria.

comuncacao@idace.ce.gov.br

85.3774.9141 / 8868.1012