Governo do Ceará entrega 590 títulos de terra em dois dias, no interior do Estado

22 de novembro de 2018 - 16:37

Em dois dias seguidos o Governo do Ceará entregou 590 títulos de propriedade rural no interior do Estado. Na noite de quinta-feira (1/2) o governador Camilo Santana entregou 473 títulos de da terra em Ibicuitinga. O superintendente do IDACE Cirilo Pimenta participou do evento. Na manhã de sexta-feira (2/2), foram entregues 117 títulos da terra, em Umirim, com a presença da superintendente adjunta Graça Pedrosa.

“Descobrimos que 70% das pequenas e médias propriedades do Ceará não tinham o documento. E isso é uma questão de cidadania. Passa de geração para geração, e filhos e netos continuavam com as terras sem documento. As pessoas que quiserem tirar um dinheirinho a mais no banco, para investir nas terras, agora têm esse direito”, discursou o governador durante o evento em Ibicuitinga.

De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, 18 mil títulos de terra serão entregues até o fim deste ano. “Esse documento significa muito para o desenvolvimento da terra. Com ele, você pode ir ao cartório tirar a escritura, financiar nos bancos para investir na terra. É um grande projeto. E o Ceará é o estado que mais avançou nessa política”, continuou o secretário.

A agricultora Maria Ferreira Nobre, de 62 anos, foi uma das beneficiadas que recebeu o documento das mãos do governador. Trabalhando na roça há mais de 40 anos em um pequeno distrito de Ibicuitinga, “há duas léguas de distância”, ela calcula, Maria disse estar feliz com a nova conquista. “É um documento que a gente precisa muito. Tudo que a gente for fazer na agricultura precisa desse título. É uma peça de valor para o agricultor. Às vezes, a gente quer fazer um empréstimo e não tem como fazer. Agora, vamos poder”, animou-se.

Prefeito de Ibicuitinga Franzé Carneiro agradeceu a Camilo Santana pelo cuidado com que o governador tem tratado pautas relacionadas ao desenvolvimento agrário do município. “Tenho certeza de que muito está por vir para nossa educação, infraestrutura e segurança”, acrescentou o gestor municipal.

Também participaram do evento os secretários da Fazenda, Mauro Filho, e do Esporte, Euller Barbosa; os superintendentes do DETRAN-CE, Igor Ponte, e do Idace, Cirilo Pimenta; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, José Albuquerque; e os deputados estaduais Leonardo Pinheiro, Antônio Granja e Osmar Baquit.

Em Umirim a solenidade de entrega de títulos de propriedade rural  foi coordenada pela superintendente adjunta do IDACE Graça Pedrosa e o prefeito Felipe Uchoa. O evento marcou a abertura da programação comemorativa dos 33 anos de emancipação política do município.

Graça Pedrosa destacou os benefícios do Programa de Regularização Fundiária implantado no Ceará, entre eles o aceso a créditos bancários para investir na melhoria da produção de alimentos e como prova quando da aposentadoria. Para o prefeito Felipe Uchoa o documento permitirá que “vocês, homens e mulheres do campo, possam melhorar a vida da família”. Representando o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Joãozito Bastos concluiu: ”O título é a carta de alforria dos agricultores”.

Também estiveram presentes em Umirim o representante do INCRA Guilherme Brasil, o presidente da Câmara de Vereadores Toinho Braga, o secretário da Agricultura e Recursos Hídricos Humberto Osório, o representante dos agricultores que receberam o título Sebastião Lopes e o Ouvidor Hamilton Rocha.

A entrega de títulos integra o Programa de Regularização Fundiária, uma parceria entre Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e IDACE, e o Governo Federal. Com área territorial de aproximadamente 14 milhões de hectares, o Governo do Ceará prevê o cadastro de mais de 260 mil imóveis e emissão de 182 mil títulos, beneficiando mais de 209 mil famílias. Até 2020, o programa vai cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios cearenses.

Galeria de Imagens

3474.9100 / 3474.9130