Idace Debate destaca regularização fundiária de territórios quilombolas em encontro na URCA

28 de novembro de 2025 - 10:25

Foto: Rodrigo Dias

O Idace realizou, na última quinta-feira (27), mais uma edição do Idace Debate, reunindo lideranças quilombolas, movimentos sociais, estudantes e representantes da gestão pública para discutir a regularização fundiária dos territórios quilombolas no Ceará. O encontro aconteceu no pátio do curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Crato, e reforçou a importância do diálogo entre Estado, comunidades tradicionais e academia.

A mesa de debate contou com a presença da deputada estadual suplente Professora Zuleide Queiroz; do superintendente do Idace, João Alfredo; da presidenta do Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (CEQUIRCE), Cristina Quilombola; da representante da coordenação nacional da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Aurila Sales; das educadoras populares do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC)/Terreiro das Pretas, as irmãs Verônica e Valéria Carvalho; da pró-reitora de Extensão da URCA, Sandra Nancy; e do líder sindical de produtos orgânicos do Cariri (SINTTROEC), Expedito Guedes.

Ao longo da discussão, os participantes destacaram os desafios e avanços na garantia do direito ao território, ressaltando o papel estratégico da regularização fundiária para o fortalecimento das comunidades quilombolas, a preservação da memória coletiva e a promoção da justiça social no campo.

O público, formado majoritariamente por estudantes e integrantes da comunidade acadêmica, contribuiu com reflexões e perguntas que ampliaram o diálogo sobre acesso à terra, políticas públicas e a defesa dos direitos de povos e comunidades tradicionais.

O Idace Debate é um espaço permanente de formação e diálogo, que busca fortalecer a cidadania agrária, ampliar o acesso à informação e contribuir para o bem viver no campo, especialmente entre povos e comunidades tradicionais que constroem diariamente a história do Ceará.