Idace participa do II Encontro Nacional de Órgãos de Terra, no Piauí
2 de setembro de 2025 - 15:34 ##RegularizacaoFundiaria #ConsórcioNordeste #Encontro Nacional de Órgãos de Terras Estaduais #Idace #Interpi
Com informações da Ascom Interpi
O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) representará o Ceará no II Encontro Nacional de Órgãos Estaduais de Terra, que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de setembro, no Piauí. A iniciativa é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em parceria com o Instituto de Terras do Piauí (Interpi). O encontro terá a presença de autoridades nacionais, estaduais e regionais, e reunirá representantes de todos os institutos de terra do país, gestores públicos, movimentos sociais e instituições parceiras.
A edição de 2025 traz como novidade a realização simultânea do I Encontro Técnico de Órgãos de Terra do Nordeste, iniciativa que busca aproximar os estados da região e construir soluções conjuntas para os desafios da regularização fundiária em contextos como o semiárido e demais territórios nordestinos.
A programação inclui painéis temáticos, mesas técnicas e debates, envolvendo representantes do MDA, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), dos órgãos estaduais de terra, de entidades parceiras e da sociedade civil. Serão discutidos temas como integração entre União e estados, estratégias para avançar na regularização individual e coletiva, ordenamento territorial e fortalecimento da governança fundiária.
Idace no INTERPI
O Ceará, por meio do Idace, irá participar do Painel 3 “Nordeste em foco: Território, posse e Desafios da Regularização Fundiária”, que ocorrerá na quinta-feira (4/09), das 13h às 15h, no Blue Tree Towers Rio Poty – Ilhotas, em Teresina, Piauí. A mesa será composta pelos painelistas Cleodon Ricardo (Interpe), João Alfredo Telles Melo (Idace), Gustavo Rocha (Bahia), com mediação de Victor Fernandes (MDA).
Segundo o superintendente do Idace, João Alfredo, o encontro traz oportunidades de avanço na articulação regional de políticas fundiárias. “Este é um reputo da maior importância que nos permite uma troca de experiências entre os órgãos, no sentido de aprender e conhecer o que está sendo feito em outros estados e também fortalecer, no âmbito do Consórcio Nordeste, uma Câmara Técnica de regularização fundiária reunindo os órgãos de terras da nossa região. Agradecemos muito o convite feito pelo MDA e pelo Instituto de Terras do Piauí, com uma expectativa muito positiva dos resultados deste encontro”, ressalta.
De acordo com o secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA, Moisés Savian, a consolidação da agenda nacional de governança fundiária só é possível com a atuação integrada dos estados:
“O MDA tem construído parcerias estratégicas com os órgãos estaduais e organizações da sociedade civil, o que tem gerado avanços significativos na governança fundiária do Brasil. Nossa secretaria vem criando os instrumentos e conexões necessárias para fornecer dados confiáveis e ampliar a segurança e a transparência na gestão de terras do nosso país”, destacou.
Com essa articulação, o II Encontro Nacional de Órgãos de Terra reafirma o protagonismo dos estados, especialmente do Nordeste, na construção de soluções conjuntas que garantam o direito à terra e fortaleçam o desenvolvimento sustentável em todo o Brasil.