Trabalho do Idace é reconhecido em reunião de secretariado estadual com bispos da CNBB, nesta segunda (9)

9 de dezembro de 2024 - 20:39 # # # #

Assessoria de Comunicação do Idace
Fotos: Carlos Gibaja e José Wagner

 Liderado pelo governador Elmano de Freitas, encontro foi realizado no Palácio da Abolição para prestação de contas com membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

O trabalho de regularização fundiária e apoio à demarcação de terras indígenas e quilombolas realizado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) foi reconhecido pelo governador Elmano de Freitas e pela Cáritas Brasileira, nesta segunda-feira (10), durante reunião do secretariado estadual com membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Palácio da Abolição.

Liderado pelo chefe do Executivo, o encontro objetivou a prestação de contas com a instituição religiosa sobre o andamento de políticas públicas estaduais. Foram discutidos temas como educação, saúde, economia solidária, segurança pública, desenvolvimento agrário, recursos hídricos e direitos humanos.

Para a ocasião, o Idace respondeu à demanda dos bispos quanto ao trabalho de regularização fundiária no Estado, em especial na mediação de conflitos, como o que envolve o acampamento Zé Maria do Tomé, em Limoeiro do Norte.

O superintendente do Instituto, João Alfredo, detalhou algumas medidas jurídicas e sociais que visam à regularização de assentamentos e à titulação de seus ocupantes, em benefício de agricultores familiares, sem terra, indígenas e outros povos e comunidades tradicionais.

Participaram da reunião bispos das dioceses ou arquidioceses de Fortaleza, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Campanha da Fraternidade 2025

A CNBB, por meio de nove dioceses e arquidioceses no Ceará, lançou, no início deste mês, a Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”. Segundo a instituição, a ecologia integral também é um princípio evangélico e ético norteador das ações da Conferência.