Regularização fundiária já está completa em três municípios do Cariri

3 de maio de 2024 - 11:06

Antonina do Norte, Granjeiro e Tarrafas já contam com 100% da sua malhada fundiária medida. Em Salitre a porcentagem é de 95%. Os números são da empresa Topodatum 

De 17 de novembro de 2022 até hoje, 03 de maio de 2024, o Cariri tem visto pequenas equipes circularem por seus campos rurais com instrumentos aparentemente simples – uma vara alta e outros artefatos que cabem na mão. Essas equipes são formadas por topógrafos conscienciosos do trabalho que realizam: a mediação da terra para a futura titulação daquelas e daqueles que a habitam.

O Idace, como o instituto do Governo do Ceará que regulariza a situação fundiária no Estado, trabalha com seus próprios técnicos e também com empresas especializadas (contratadas através de licitação) para a atuação em campo. Uma delas é a Topodatum, que trouxe os números acima apresentados. Em reunião, na manhã desta sexta-feira, com o superintendente João Alfredo, o superintendente adjunto Antônio Amorim, o diretor de ações técnicas, Paulo Henrique Magalhães Lobo, além de outros técnicos do Idace, os representantes da Topodatum Alexandre Leone e Jonas Saulo mostraram toda a malha do Cariri, apontando os avanços naquela área.

Os 100% de alcance do trabalho em Antonina do Norte representam 497 imóveis medidos, 137 a mais que o previsto. Em Granjeiro, da previsão de 436, foram medidos 500, enquanto em Tarrafas os números foram 1764 e 1165 para previsão e medição, respectivamente. Salitre é o quarto município mais trabalhado, com 95% medido. Em Assaré chegamos a quase 63% e em Campos Sales quase 13%.

“É verdade que os números poderiam ser melhores”, explica Alexandre. Mas alguns motivos impediram o avanço. Um desses motivos foi a intensa quadra chuvosa de 2023 e 2024. O outro foi a realidade encontrada em campo: o grande número de minifúndios que estão compondo a malha dessas glebas. Minifúndios são imóveis com menos de um módulo fiscal, dimensões que variam de município a município (a tabela é estabelecida pelo Incra).

“Nosso compromisso com a sociedade cearense é avançar nesses números até o final do ano”, comentou o superintendente. Em acordo com os representantes da Topodatum, foi definida a segunda quinzena de maio para que o trabalho comece em Altaneira e Caririaçu. Em Altaneira, a previsão é de 419 imóveis a serem medidos, enquanto em Caririaçu o número é de 1885.