Assembleia Legislativa homenageia Idace pelos seus 45 anos

12 de março de 2024 - 15:07

Na segunda-feira, 11 de março, a Assembleia Legislativa do Ceará, através de quatro de seus deputados, celebrou os 45 anos do Idace com uma sessão solene

Completos ao dia 2 de fevereiro, os 45 anos do Idace ainda rende celebrações. Na tarde da última segunda-feira, 11 de março, na Assembleia Legislativa do Ceará, a partir de requerimento dos deputados Missias Dias e Renato Roseno, com a subscrição de Guilherme Sampaio, Bruno Pedrosa e De Assis Diniz, comemoramos o aniversário com uma sessão solene e muitas homenagens.

O deputado Missias destacou a importância do papel da terra, “uma forma de garantir o que já era de direito”. E lembrou ainda que a luta é para manter na terra “aqueles e aquelas que ali moram e trabalham. É pro sem terra, pros indígenas, pros quilombolas, pros pescadores e marisqueiras, é pros pequenos agricultores”

“Por isso mesmo, quando pensamos nas políticas de regularização fundiária e de reforma agrária, estamos permitindo que o Brasil mais profundo encontre a si mesmo”, completou Renato Roseno em sua fala. No plenário, técnicas, técnicos do Idace, além de seus familiares, assistiam atentos À sequência de falas. O deputado De Assis Diniz lembrou o papel crucial dos cartórios e da fundamental “condição de que as pessoas tenham a paz de saber que terão sua sucessão garantida da terra”.

Foram homenageados dois ex-superintendentes, Antônio Bezerra Peixoto e Eduardo Barbosa, o atual João Alfredo, o secretário da SDA, Moisés Braz (que na ocasião representava o governador Elmano) a servidora Nadir Loyola e o servidor Edmilson Mota Macedo, entidades como MST e Fetraece, além do saudoso Wilson Brandão. Lembradas e lembrados como a força motriz que faz o Idace continuar no incansável trabalho da regularização fundiária, dando suporte e apoio à reforma agrária e aos povos e comunidades tradicionais, os homenageados receberam um certificado para guardar na memória.

A sessão continuou com a apresentação, por parte do superintendente do Idace, João Alfredo, sobre a atual situação do Idace, as conquistas e os números alcançados: 75% da malha fundiária já medida e mais de 125 mil títulos entregues nesses 45 anos. E lembrou como é necessário levar o benefício a todas e a todos: “precisamos avançar para universalizar a regularização fundiária, continuar trabalhando pela cidadania agrária e pelo bem viver, que foi o lema por nós adotado”