Idace mais próximo da Universidade
30 de junho de 2023 - 11:29
Texto: Júlia Lopes, Augusto Brandão / Fotos: Nildo Vasconcelos
Reunião deu início a um acordo de cooperação entre o Idace, a UFC e a UVA
Na última segunda-feira, 26 de junho, a superintendência do Idace esteve reunida com professores do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Ceará, e do curso de Zootecnia da Universidade do Vale do Acaraú (UVA).
De partida a reunião discutiu a viabilidade de estágios acadêmicos de estudantes destes cursos para de estágios junto aos Grupos de Trabalhos que atende aos povos tradicionais e conflitos fundiários. Para alunas e alunos de Zootecnia a indicação é o escritório regional de Sobral, no acompanhamento do dia a dia da regularização fundiária e dos assentamentos estaduais.
“Depois a conversa evolui para se pensar num programa mais amplo que pudesse envolver pesquisa, para avaliar o impacto das políticas públicas levadas à frente pelo Idace junto às comunidades, aos agricultores, mas também aos municípios”, explicou o superintendente.
A ideia, continuou João Alfredo, tem como origem um estudo da liderança sindical da Fetraece Rosângela Moura, que fez seu trabalho de conclusão de curso em Direito sobre as mudanças ocorridas no município Potiretama, [a partir da entrega de títulos definitivos da terra] onde ela própria foi umas das beneficiadas como agricultora familiar do título de propriedade rural concedido pelo Idace, através da arrecadação de terras e regularização fundiária.
A possibilidade desse projeto, explicou o dirigente, é fazer uma avaliação mais ampla do trabalho do Idace na área de políticas públicas, “e até encaminhar para publicação acadêmica, tornando público os resultados destas pesquisas. As pesquisas também servirão como processo na melhoria constante dos trabalhos do órgão”, concluiu.