Idace é recebido pela Corregedora Geral de Justiça

26 de junho de 2023 - 15:53

Texto: Júlia Lopes, Augusto Brandão / Fotos: Nildo Vasconcelos

Reunião aconteceu na manhã da quarta-feira 21 de junho com a desembargadora Edna Martins e o juiz corregedor Gúcio Carvalho Coelho 

O trabalho de regularização fundiária desenvolvido pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), foi tema de reunião entre o superintendente do órgão, João Alfredo, e a desembargadora Edna Martins, Corregedora Geral de Justiça. Na manhã da última quarta-feira, 21, uma comissão do Idace foi recebida por ela e pelo juiz corregedor Gúcio Carvalho Coelho.


Em pauta, o trabalho fundamental do Idace que é a distribuição do título da terra, o reconhecimento das posses legítimas nos municípios cearenses. “A nossa visita tem como intenção apresentar o órgão que faz chegar às pequenas e aos pequenos produtores, através do papel da terra, o acesso a programas de governo, financiamentos, aposentadoria”, afirmou João Alfredo. Na reunião estiveram presentes, ainda, o diretor técnico e de operações, Paulo Henrique Lobo, o diretor da assessoria jurídica, Ricardo Magalhães, e o técnico jurídico Jonas Silva Miranda.

“Ao longo dos seus 44 anos de história, o Idace já regularizou algo em torno de 74% da malha fundiária do Ceará e já emitiu quase 120 mil títulos. É um trabalho social da maior importância e que depende dos cartórios de cada cidade cearense. Queremos, inclusive, agradecer a grande maioria deles que tem contribuído com esse esforço”, lembrou o superintendente. Daí a importância da reunião com a Corregedoria, enfatizando a atuação desse órgão na fiscalização e acompanhamento dos cartórios de registros de imóveis, que são fundamentais para garantir a matrícula dos títulos emitidos pelo órgão. “Aqui continuamos nosso esforço para assegurar a cidadania das pequenas e dos pequenos agricultores de nosso estado”, frisou João Alfredo.