70 famílias de Carnaubal são beneficiadas com imissão de posse definitiva na terra

24 de novembro de 2022 - 09:12

Texto: Augusto Brandão / Fotos: Nildo Vasconcelos

O Instituto do Desenvolvimento Agrário-Idace, órgão do Governo do Ceará e vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA, deu continuidade à política de imissão de terra de imóveis rurais no interior do estado. Nesta quarta-feira, 23/11, foi a vez de 70 famílias da comunidade de Casa da Pedra, em Carnaubal, município localizado na região da Serra da Ibiapaba receberam suas imissões da terra

O superintendente José Wilson Gonçalves disse que o Idace numa movimentação rápida, cumpriu todas as etapas jurídicas, técnicas e administrativas de modo a agilizar a imissão de posse das famílias no imóvel de 3.411 hectares, uma vez que as famílias moram e produzem há mais de 130 anos em Casa da Pedra, estando ultimamente ameaçadas de serem expulsas injustamente do local por especuladores.

Participaram do evento o vice-prefeito de Carnaubal, Otalicio Ferreira; o diretor Técnico e de Operações do Idace, Paulo Henrique Lobo; o presidente da Câmara Municipal, Genilson Mendes; os presidentes da Fetraece, Raimundo Martins, a Secretaria de política agrária e meio ambiente Rosângela Moura, do STTR de Carnaubal, Francisca Ribeiro, de Tianguá, Francisca Sousa, e de Guaraciaba do Norte, Deusdedite Pontes.

Ainda estiveram presentes o secretário municipal da Agricultura, Jair Cruz; a presidente da Associação Casa da Pedra, Salete Pereira; a representante da CUT, Edivânia Costa, e do representante do ESPAF, Elvino Bezerra.