Governadora Izolda Cela entrega títulos de propriedade rural em Barbalha

18 de maio de 2022 - 19:14

Texto: Augusto Brandão / Fotos: Nildo Vasconcellos

Com a presença da governadora Izolda Cela, 294 títulos de propriedade rural da Política de Regularização Fundiária foram entregues na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, em Barbalha, município localizado na região do Cariri.

Na sua fala a governadora Izolda Cela destacou o impacto dessa ação para os agricultores. “Eu e o prefeito Guilherme estamos tendo a satisfação de fazer essa entrega. Isso é importante para as pessoas. Ter a segurança da sua propriedade, saber que aquilo pertence a eles, à família e, também, pela oportunidade que eles têm, com o papel da terra, de fazer financiamentos e melhorias na terra e no trabalho”, pontuou a governadora.

Ao apontar o Idace como o melhor e mais eficiente órgão de terra do país, o superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, destacou a implantação da política de universalização fundiária no Ceará, quando serão investidos R$ 58 milhões na regularização fundiária de 58 municípios do interior do estado. O superintendente disse que a licitação para seleção e contratação da empresa está aberta. Serão contemplados 14 municípios do Cariri e um do Centro Sul do estado.

Ao se dirigir aos novos detentores de terras em Barbalha, José Wilson disse que muitos destes imóveis rurais vinham se perpetuando hereditariamente, sem ter o registro do imóvel em cartório. Mas a partir de agora, com o título de domínio definitivo, o agricultor e a agricultura poderão investir na sua terra, melhorar sua produção, ter renda e contribuir para o desenvolvimento do município e do estado.

Participaram também da solenidade o secretário estadual da Casa Civil, Chagas Vieira; o deputado federal Pedro Bezerra; o deputado estadual Fernando Santana; o prefeito Guilherme Saraiva; o representante da Fetaece, Francisco Sérgio Ferreira; além de vários prefeitos, autoridades municipais, lideranças locais e representações sindicais e de movimentos sociais.