Após 35 anos de luta, comunidade Vila do Estevão, em Aracati, recebe o título definitivo da posse da terra

10 de agosto de 2021 - 19:31 # # #

Texto: Augusto Brandão / Foto: André Gurjão

Uma luta de aproximadamente 35 anos teve seu desfecho vitorioso na manhã desta terça-feira, 10 de agosto, com a entrega da posse definitiva da terra à Associação dos Moradores da Vila do Estevão, de Aracati.

A área titulada é 42 hectares, beneficiando cerca de 70 famílias.

A entrega foi realizada no gabinete do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, em Fortaleza, com as presenças do superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves, e da vice presidente da associação, Francisca Honorato. Ela estava acompanhada da tesoureira Maria da Conceição e da advogada da entidade.

José Wilson destacou a vitória da comunidade que a partir de agora ter a posse definitiva da sua terra. Isso, segundo o superintendente, irá garantir a permanência das famílias na localidade, continuarem contribuindo com a preservação ambiental, “considerando que a Vila Estevão é uma Área de Proteção Ambiental—APA”, além de inúmeras vantagens que o título oferece à comunidade.

De Assis Diniz ressaltou o apoio que a associação recebeu desde o início da luta pelo título, há 35 anos, que foram fundamentais para se chegar ao momento de hoje, quando passou o título para as mãos da Francisca Honorato.