Homenagem do IDACE aos trabalhadores e às trabalhadoras rurais

25 de maio de 2020 - 11:29

O Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente no dia 25 de maio no Brasil. A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos, fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, e muitos outros.

A comemoração do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural foi instituída no dia 1° de junho de 1964. No dia 25 de Maio de 1963, falecia o deputado federal gaúcho Fernando Ferrari (1921-1963), um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais.

A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria. Em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista que lutou pelos direitos destes trabalhadores.

O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza, graças aos trabalhadores e às trabalhadoras rurais. Ações do IDACE, através do Programa de Regularização Fundiária e políticas de apoio a assentamentos rurais, beneficiam, atualmente, mais de 200 mil famílias rurais.

Ao garantir a posse definitiva da terra, o trabalhador e a trabalhadora conquistam o direito à liberdade e autonomia de fazer a gestão da sua terra, sem tutela nenhuma. Respeitar o trabalhador do campo como um profissional que merece todos os direitos é dever da sociedade e dos governos da nação, dos estados e dos municípios.

Nesta data, todas as homenagens do IDACE para esses homens e mulheres, cujo trabalho no campo contribui para o crescimento da economia e sustento da população das cidades.