328 títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária serão entregues em Trairi

16 de dezembro de 2019 - 16:36

Na manhã desta terça-feira (17/12), agricultores familiares de Trairí receberão 328 títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária, uma parceira do Governo do Ceará e a União. Somados aos entregues, dão 982 posses definitivas nas mãos dos detentores do município.

O evento terá as presenças dos secretários de Relações Institucionais, Nelson Martins; do Secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), De Assis Diniz; do superintendente do IDACE, José Wilson Gonçalves; além de autoridades municipais e lideranças sindicais e de movimentos sociais.

Foram entregues de janeiro a novembro deste ano, 18.086 títulos de propriedade rural em eventos realizados em cidades do interior, e diretamente ao detentor, na sede do IDACE, em Fortaleza, ou através das prefeituras e sindicatos de trabalhadores rurais.
.
Localizado na Grande Fortaleza, o município de Trairi tem 5.959 imóveis medidos; Imóveis cadastrados 5.845; posses e composses 5.010; Imóveis titulados 2.451; títulos entregues ao detentor 657: e títulos a serem entregues nesta terça-feira (17/12), 328.

Cada proprietário receberá uma pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e planta. São beneficiados agricultores e agricultoras familiares com até 200 hectares.

Com o documento em mãos e registrado no cartório, o produtor rural pode ter acessa ao crédito rural, financiamento bancário, assistência técnica, além de facilitar na aposentadoria e participar de programas de apoio à agricultura familiar.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e IDACE, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (NCRA) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

A Diretoria Técnica e de Operação do IDACE é responsável pela coordenação técnica de execução e fiscalização do programa nos 182 municípios contemplados com a regularização fundiária no Estado.

Resumo dos números da titulação de Trairi

Imóveis medidos

Imóveis cadastrados