Benefício do título de terra chega para 84 famílias rurais de Itaiçaba

10 de outubro de 2019 - 16:48

“Eu esperei bastante por esse benefício e até culpei o Governo do Estado pela demora. Passou esse tempo todinho, eu não esperava mais que saísse e agora saiu”, disse o agricultor familiar Francisco Fernando de Assis. “Tem bem uns dezenove anos que eu estou esperando por isso aí. Minha terra foi posse por muito tempo”, concluiu o agricultor de 85 anos.

Essas foram as palavras emocionadas do sr. Assis, de 85 anos, ao receber o título da sua propriedade rural, durante a solenidade que aconteceu na cidade de Itaiçaba, no Litoral Leste cearense, na manhã desta quinta-feira (10/10).

Ocasião em que o prefeito da cidade, José Erenarco, recebeu o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins e a superintendente adjunta do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Gracinha Pedrosa.

A ação permitiu que 84 agricultores familiares recebessem o documento definitivo da propriedade rural. É a continuidade do Programa de Regularização Fundiária, uma parceria entre o Governo do Ceará, o Governo Federal, municípios, entidades e sindicatos.

“Com esse documento vai ficar comprovado que a terra é sua. Você vai poder fazer um financiamento para melhorar a sua propriedade. Isso vai aumentar a possibilidade de você produzir mais e melhorar de vida”, disse Nelson Martins aos agricultores beneficiados. “Já foram entregues aqui no estado do Ceará, títulos de terra a mais de 90 mil famílias. É um número bastante significativo. E nesse ano de 2019 a gente está tentando chegar a 20 mil títulos entregues. Já entregamos mais de 15 mil”, concluiu.

Para a superintendente adjunta do Idace, Gracinha Pedrosa, o ato é um motivo de comemoração. “Eu estou super feliz, porque a gente está vendo um produto na mão do agricultor, um produto de trabalho, um produto de um programa que foi desenvolvido quando se sentiu a necessidade”, destacou. Gracinha representou o superintendente do idace, José Wilson Gonçalves.

Prestigiaram a solenidade o secretário de Agricultura, Pesca, Apicultura e Meio Ambiente, Sérgio de Paula, a presidente do Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Márcia Damasceno, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.