Governo do Ceará abre o mês de outubro beneficiando agricultores familiares de Madalena

8 de outubro de 2019 - 15:05

O primeiro dia de outubro está sendo especial para 53 famílias de Madalena, que acabam de receber o documento definitivo de propriedade rural do Governo do Ceará.

Os produtores rurais receberam os papéis das mãos do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil Nelson Martins, do secretário adjunto da Pesca do Desenvolvimento Agrário, Antônio Nei e da superintendente adjunta Graça Pedrosa.

Produtores como Giucélio Pereira de Lima, 58, que se emocionou ao falar sobre o documento que acabou de receber. “Na minha terra eu planto milho, feijão, já tentei plantar algodão, mas não deu certo. Crio ovelha, cabra e tenho quatro vaquinhas prenhas. Com os benefícios que vou receber pretendo fazer um açudezinho e um poço profundo. Agora eu posso dizer que vou fazer isso na minha própria terra”, se emocionou.

“Já entregamos mais de 90 mil títulos e só esse ano entregamos uns 15 mil e vamos avançar cada vez mais. Esse programa tem uma importância social muito grande”, comentou Nelson Martins.

“Com esse título em mãos, a gente espera que o agricultor registre no cartório e passe a investir na sua propriedade”, argumentou Gracinha Pedrosa, superintendente adjunta do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

A entrega dos títulos faz parte do Programa de Regularização Fundiária que, segundo Gracinha Pedrosa, caminha para a universalização no estado do Ceará.

“Só temos a agradecer a parceria do Governo do Estado. Estamos numa expectativa grande do sistema adutor de Madalena, no açude Umari. Toda a cidade mais dois distritos vão receber água de qualidade. O próximo evento que o governador quer fazer em Madalena vai ser essa entrega. Depois de 33 anos de emancipação, pela primeira vez nos vamos ter a oportunidade de receber água tratada em casa”, disse a prefeita de Madalena, Sônia Costa.