Regularização Fundiária: Amontada recebe 352 títulos de propriedade rural

9 de agosto de 2019 - 23:28

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), entregou nesta sexta-feira (9/8), documento definitivo de propriedade rural para 352 agricultores familiares de Amontada, município da Região do Litoral Oeste / Vale do Curu.

A ação teve as presenças do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins; do secretário da SDA, De Assis Diniz; do superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves; autoridades municipais e lideranças sindicais e de movimentos sociais.

“Esse programa de Regularização Fundiária tem uma importância muito grande. O agricultor que mora na terra há muito tempo passa a ser o dono. Isso vai dar uma estabilidade social e econômica para a sua família. E o mais importante é que ele vai poder recorrer ao banco para conseguir um financiamento e vai poder melhorar a sua propriedade”, disse Nelson Martins.

O governador está entregando esses títulos de terra para dar dignidade ao homem do campo. São pequenas ações que transformam a história dessas pessoas. Dá oportunidade a quem passou 50, 60 anos sem se sentir dono da terra porque não tinha o documento definitivo, de se sentir dono”, destacou o secretário executivo da Pesca da SDA, Antônio Nei.

O benefício que chega às mãos

Aos 92 anos, Benedito Borges Magalhães ainda esperava pelo título da terra. “É bom esse título porque agora eu tenho direito na minha terra. Agora eu posso entregar para os meus filhos darem conta. Mesmo capinando ainda hoje, eu não tenho mais condições de tomar conta. Esperei muito por esse documento, pois moro na minha terrinha desde que nasci”, contou o agricultor.

Só nesta semana, com a entrega dos títulos deste sábado (10/8), em Iguatu, somam-se 940 títulos entregues pelo Governo do Ceará, dentro do Programa de Regularização Fundiária.

Para o prefeito de Amontada, Valdir Herbster Filho, “essa parceria entre o Governo do Ceará e os municípios é uma satisfação. Vocês agora têm o título de propriedade rural, por causa de uma ação entre os governos Federal, Estadual e Municipal”, disse.

O programa é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da SDA e Idace; e o Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

“Aqui no município de Amontada, os números são expressivos. Nós já tínhamos entregue aqui 1500 documentos. Fora esses 352 entregues hoje, ainda faltam 1800 títulos a serem entregues”, comentou José Wilson Gonçalves