Governo do Ceará entrega 91 títulos de imóveis rurais em Itapajé

25 de junho de 2019 - 23:13

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), entregou nesta terça-feira (25), em Itapajé, 91 títulos definitivos de propriedade rural.

Localizado na região do Litoral Oeste/Vale do Curu, o município recebeu uma comitiva formada pelo assessor especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Nelson Martins; pelo representante da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Jerônimo Nascimento; pelo superintendente do Idace, José Wilson Gonçalves e por autoridades municipais e lideranças sindicais e de movimentos sociais.

“O prefeito daqui é prevenido e já fez contato com a gerência do Banco do Nordeste para que vocês, com o título na mão, possam obter um recurso melhor, para poder melhorar a sua propriedade, pra poder melhorar a plantação, a produção”, discorreu Nelson Martins. “Dia 14 de julho vão ser comemorados os 160 anos de Itapajé e vamos tentar entregar mais títulos aqui”, concluiu.

Os agricultores e agricultoras rurais do município agora têm respaldo jurídico para acessar crédito rural, financiamento bancário, assistência técnica e outros tantos benefícios.

Para o chefe de gabinete da SDA, Jerônimo Nascimento, “com esse trabalho científico, tipográfico, que foi feito nas nossas propriedades, nós vamos saber onde começa e onde termina o nosso terreno. Para as gerações seguintes, nós teremos uma comunidade equilibrada, sem conflitos agrários”, defendeu.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

José Wilson Gonçalves ressaltou a importância dos papéis desempenhados pelo Idace. “O trabalho que o Idace faz não é só regularização fundiária. O cadastro ambiental dos assentamentos do Estado também é de responsabilidade do Idace. Nós cuidamos também das demandas que vêm dos movimentos sociais: Fetraece, MST e outros. A gente faz as vistorias e avaliações. Uma vez adquiridas estas propriedades, nós fazemos o acompanhamento”, disse

A satisfação de adquirir o documento definitivo

Aos 70 anos de idade, o agricultor Valdecir Gomes de Almeida não escondeu a felicidade em receber o documento. “Eu tenho um terreninho, que eu planto milho e feijão. Agora eu vou acalmar. Eu estou feliz, porque eu não tinha o documento do meu terreno. Eu esperei, esperei, até que veio. Esse povo veio todinho, porque estão muito satisfeitos”, comemorou.