Em dois dias 1.401 de títulos da terra da Regularização Fundiária serão entregues Jaguaribe e Sobral

24 de maio de 2019 - 15:37

Em dois dias 1.401 títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária serão entregues no interior do estado. Na manhã de segunda-feira (27/5), em Jaguaribe, serão 434 posses e composses definitivas. Na manhã de quarta-feira (29/5), os contemplados serão 967 de Sobral.

Localizado na região Sertão de Sobral, Sobral tem 1.432 posses e composses, tendo sido entregues cinco aos detentores. Em Jaguaribe, situado na região Vale do Jaguaribe, são 2.730 posses e composses, tendo sido entregues nove aos detentores.

Em Jaguaribe a entrega terá as presenças do superintendente do Idace e autoridades municipais e lideranças locais.

Em Sobral o evento terá as presenças do governador Camilo Santana, do secretário de Relações Institucionais Nelson Martins, do secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, do superintendente do IDACE José Wilson Gonçalves, além de autoridades, lideranças municipais, agricultores e agricultoras familiares.

Cada proprietário receberá uma pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e planta. São beneficiados agricultores e agricultoras familiares com até 200 hectares.

De janeiro a abril de 2019 foram entregues 4.833 títulos da terra, de uma previsão de 20 mil. Nos últimos anos mais de 86 mil agricultores e agricultoras familiares receberam suas posses definitivas da terra.

Com o documento em mãos e registrado no cartório, o produtor rural pode ter acessa ao crédito rural, financiamento bancário, assistência técnica, além de facilitar na aposentadoria e participar de programas de apoio à agricultura familiar.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

A Diretoria Técnica e de Operação do Idace é responsável pela coordenação técnica de execução e fiscalização do programa nos 182 municípios contemplados com a regularização fundiária no Estado.

Entrega de títulos da terra

Município: Jaguaribe
Dia: 27 de maio (segunda-feira)
Local: Parque de Exposições