Palhano comemora 61 anos de emancipação política e recebe títulos de terra do Governo do Ceará

8 de maio de 2019 - 10:23

Temos a alegria de hoje, no aniversário de emancipação de Palhano, estarmos fazendo a entrega de mais 251 títulos de propriedade rural totalmente regularizados. Aqui, no total, nós temos 1.336 posses, já foram entregues anteriormente, 411 documentos”.

As palavras foram do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, durante a ação do Governo do Ceará, nesta terça-feira (7), no município localizado no Vale do Jaguaribe. Martins representou o governador Camilo Santana no evento.As famílias poderão negociar, deixar para os filhos e netos e poderão recorrer ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), obter crédito e investir na propriedade, o que vai trazer mais desenvolvimento”, reiterou Nelson.

Este foi o 17º evento de entregas de títulos de terra em 2019. Os proprietários receberam, cada um, uma pasta com o título do imóvel rural, memorial descritivo e planta.“O governador Camilo Santana tem intensificado e agora vai fazer um contrato de R$ 600 milhões, para que nos próximos quatro anos valorize mais ainda o homem do campo”, mencionou o secretário executivo da Pesca da SDA, Antonio Nei de Sousa.

“Esse programa é um dos pilares centrais para que a gente possa através da regularização das nossas terras, acessar a condição de ter vida digna, melhorar a renda e contribuir com o desenvolvimento do município e do Estado”, segundo José Wilson, presidente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace).

O Programa de Regularização Fundiária prossegue entregando títulos pelo interior do Estado. O benefício muda a autoestima dos produtores. É o que aconteceu com a dona Edilza Lucas Pereira, de 74 anos.“Eu nasci e me criei nesse terreno. Espero por esse documento há mais de 20 anos. Eu não tinha medo de perder essas terras, porque toda vida foi nosso, mas agora eu me sinto muito mais segura”, afirmou a agricultora.