Governo do Ceará realiza a 16ª entrega de títulos de terra no município de Marco

6 de maio de 2019 - 10:18

Esta sexta-feira (3/5) marcou mais uma ação de entrega de títulos de terra do Governo do Ceará. Foram 183 documentos entregues a agricultores familiares, com até 200 hectares. O ato aconteceu no município de Marco, na região do Litoral Norte do Estado.“É muito importante esse momento pra gente, em que o Governo do Estado realiza a entrega de títulos, regularizando as propriedades de todos vocês. Isso é uma conquista para todas as famílias, principalmente aquelas que vivem na zona rural”, agradeceu o prefeito Roger Aguiar.

Foi o 16º evento dessa modalidade em 2019. Em nome do governador Camilo Santana, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, presidiu a solenidade.

“O município de Marco vai ter direito a receber 415 títulos de propriedade com até 200 hectares. Nós já entregamos anteriormente 102, estamos entregando hoje 183 e ficará faltando apenas 129. A grande vantagem é que as pessoas passam a ser as proprietárias dos seus imóveis e principalmente, vão ter acesso ao crédito”, destacou Nelson Martins.

Marco é um dos 182 municípios contemplados com o Programa de Regularização Fundiária. Aos 65 anos de idade e beneficiária do programa, a dona Maria Saíd Silva não escondeu a alegria. “É uma coisa boa demais, só em estar no meu nome. Essa terra foi do meu pai e eu estou recebendo o documento depois de 30 anos de espera”, se emocionou a agricultora.Dona Maria Geni Carvalho, da localidade de Meia Mata, é outro exemplo do êxito da regularização fundiária. Com 79 anos de idade, ela disse que esperou 52 anos para ter sua terra regularizada. “Graças a Deus”, disse olhando para o céu.Superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), José Wilson Gonçalves, falou da importância do programa. “A importância para o Governo do Estado é que ele passa a ter a regularização fundiária, a saber quantos imóveis tem e qual a situação, além de contribuir com a questão da arrecadação dos impostos”, disse.

Participaram da solenidade o deputado estadual Duquinha, o representante do Incra Guilherme Brasil, além de lideranças sindicais e de movimentos sociais.