Agricultora e cadeirante Edinuzia Moura recebe título da terra em Paraipaba

21 de março de 2019 - 14:59

Agricultora e cadeirante Antonia Edinuzia Gonçalves Moura foi o destaque na solenidade de entrega de títulos de propriedade rural na manhã desta quinta-feira (21/3), em Paraipaba. Moradora do sítio Pedrinhas, dona Edinuzia Moura planta milho e feijão em 1,10 hectares de terra. Disse que ela mesma é quem cuida da terra e da sua casa. Foram entregues 187 títulos de imóveis rurais no município.

O evento teve as presenças do secretário de Relações Institucionais Nelson Martins, do presidente da Assembleia Legislativa José Sarto, do superintendente do Idace José Wilson Gonçalves, do deputado estadual Leonardo Araújo e do prefeito Dimitri Batista.

Participaram a superintendente adjunta Graça Pedrosa, o coordenador regional do INCRA Guilherme Brasil, o secretário municipal de Agricultura Francisco Xavier, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Maria Barros e o representante da Fetrace Antônio Guimarães (Bandeira).

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

A previsão do Idace para 2019 é entregar mais de 20 mil títulos de imóveis rurais, abrangendo os 104 municípios trabalhados desde a implantação do Programa de Regularização Fundiária, em 2007. No ano passado foram entregues 11.377 títulos, em 84 municípios.

Somente nos últimos quatro anos (2015 a 2018), primeiro período do governador Camilo Santana, mais de 26 mil agricultores recebeu seus títulos definitivos de posse da terra, beneficiando cerca de 30 mil famílias.