Agricultura Francisca Santos recebe o título da terra no dia do seu aniversário em Camocim

15 de março de 2019 - 11:16

O título de propriedade rural foi o presente de aniversário da senhora Francisca Laurindo dos Santos, nascida em 14 de março de 1949, durante solenidade de entrega de 151 títulos de terra realizada nesta quinta-feira (14/3), em Camocim. A agricultora familiar recebeu o documento das mãos do secretário Especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, do superintendente do Idace José Wilson Gonçalves e da prefeita Mônica Aguiar.

Na propriedade de 1,09 hectares, localizada na comunidade de Sítio Buriti, em Camocim, dona Francisca Santos planta milho, feijão e “cria uns bichinhos – galinhas – para o sustento da família”. Para ela o título “é uma idéia boa porque agora tenho o documento da terra porque antes eu não tinha”. Outro que recebeu a posse da terra foi o jovem agricultor José Edilton Marques, 33 anos, do sítio Tucuns, para quem o título “é uma oportunidade de ter a terra registrada no meu nome”.

Depois de destacar que o programa de regularização fundiária do Estado do Ceará é o maior da América Latina, o secretário Nelson Martins informou que em 2019 esperar fechar em 100 mil o número de títulos entregues aos agricultores e agricultoras familiares do Estado. Já foram entregues mais de 83 mil posses nos últimos dez anos. José Wilson afirmou que o programa de regularização fundiária é uma “política extremamente importante para dar autonomia e dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras rurais”.

Participaram do evento o deputado estadual Sérgio Aguiar, o secretário executivo da Pesca da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) Antonio Nei, o presidente da Câmara de Vereadores César Veras, o secretário de Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente Aldemir Jeferson, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Pedro Lira e a representante dos cartórios, Luzinete Castro.

Estiveram presentes do Idace a superintendente adjunta Graça Pedrosa, o diretor Técnico e de Operações Paulo Henrique Lobo, o coordenador regional de Acaraú Jacson Pinho e o assessor da superintendência Francisco Mesquita.

O Programa de Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e IDACE, com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e da Secretaria Nacional de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.