IDACE tem nova estrutura organizacional

13 de março de 2019 - 15:24

 

O Instituto do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (Idace) responsável pela execução da Política Fundiária do Estado, tem nova estrutura organizacional de acordo com o decreto nº 33.002, de 7 de março de 2019, publicado no Diário Oficial de 11 deste ano. O Idace foi criado em 23 de dezembro de 1987, sucedendo o Instituto de Terras do Ceará (Iterce), formulado em 02 de fevereiro de 1979.

O objetivo da nova estrutura, no entendimento do superintendente José Wilson Gonçalves é dar nova dinâmica gerencial ao órgão, de modo a melhorar o serviço prestado ao seu público alvo, no caso agricultores e agricultoras familiares. Outro ponto é o reconhecimento e valorização do corpo funcional.

A direção superior é constituída pela superintendente e superintendente adjunto; e os órgãos de assessoramentos são compostos pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional, Assessoria Jurídica e Ouvidoria.

Compõem os órgãos de execução programática a Diretoria Técnica e de Operações; a Gerência de Gestão Fundiária (nela o Núcleo de Estudos, Cadastro e Levantamento Fundiário); a Gerência de Cartografia, Geoprocessamento e Diagnóstico Fundiário (nela o Núcleo de Titulação e Patrimônio Fundiário); e a Gerência de Desenvolvimento Fundiário (nela o Núcleo de Apoio a Assentamentos, Reassentamentos Rurais e Acesso à Terra).

Os órgãos de execução instrumental são formados pela Diretoria Administrativa-Financeira, além da Gerência de Gestão Financeira e Contábil, Gerência de Administração, Núcleo de Gestão de Pessoas e Unidade de Tecnologia da Informação.