Superintendente do Idace apresenta balanço do órgão na Serra da Ibiapaba

28 de fevereiro de 2019 - 09:46

Cerca de 150 agricultores familiares da Serra da Ibiapaba acompanharam na manhã desta quarta-feira (27/2), audiência pública sobre o “Georeferenciamento das Propriedades da Região da Serra da Ibiapaba”. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Tianguá e contou com as presenças do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), José Wilson Gonçalves; do prefeito Jadyson Aguiar, dos gerentes geral e de negócios do Banco do Nordeste, Roque Edson Guedes e Reginaldo Ferreira, do presidente do Sindicato Rural de Tianguá, Antônio Pinheiro; e do diretor da Diretoria Técnica e de Operações do Idace (DITEO), Paulo Henrique Lobo.

“A Prefeitura de Tianguá estará sempre de portas para debates de assuntos dessa relevância pública”, saudou o prefeito Jadyson Aguiar na abertura do evento. A audiência foi uma solicitação da gestão municipal, através da secretária municipal de Agricultura de Tianguá, “Fransquinha” de Sousa Santos.

Participaram do encontro secretários municipais, vereadores e representantes sindicais de Viçosa do Ceará, Ubajara e Ibiapina. “Foi uma audiência bastante participativa e isso cria raízes para nossa atuação aqui na região”, avaliou José Wilson.

A Serra da Ibiapaba, de acordo com dados do Idace, tem uma área de mais de 517 mil hectares, com previsão de cadastrar 17.140 imóveis rurais, emitir 10.284 posses definitivas e beneficiar 11.826 pessoas na região da Serra Grande.

O grande gargalo da execução do trabalho do Idace nos oito municípios da Ibiapaba acontece por conta da quebra de contrato pela empresa que venceu a licitação. “A nossa expectativa é, que tão logo o novo superintendente do Incra assuma, retomarmos esse diálogo e que ele possa honrar com o que foi acertado junto ao superintendente anterior”, observou José Wilson.