Trairi é mais um município a receber títulos de propriedade rural em 2017

22 de novembro de 2018 - 16:38

Dezenas de agricultores e agricultoras participaram da entrega de 386 títulos de propriedade rural na manhã desta quinta-feira (17/08), em Traíri, feita pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). Até a conclusão do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, aproximadamente cinco mil títulos serão entregues no município.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário Chefe da Casa Civil Nelson Martins ressaltou a importância do título da terra para os agricultores familiares do Ceará. “386 famílias recebem hoje o documento de propriedade de terra, garantindo para todos os efeitos jurídicos e legais o domínio da terra. Isso representa muito pois ficará para os filhos, netos e demais descendentes”. Destacou que o “agricultor deixa de ser posseiro para ser proprietário da terra. Isso é de uma grandeza, de uma importância muito grande para homens e mulheres do campo, porque com o título dá força para acessar políticas públicas”.

Para o secretário Dedé Teixeira o título de terra traz dignidade para o agricultor cearense e o governador Camilo Santana tem trabalhado para melhorar a vida do meio rural. “Seja do Cariri ao litoral, o Governo do Ceará trabalha para todos com diálogo e prioridades, encontrando alternativas para construir o desenvolvimento rural”.

O superintendente do Idace, Cirilo Pimenta, disse que o Governo do Ceará tem o DNA da agricultura familiar. “Talvez esse seja um dos projetos mais importantes executados pelo Governo, pois são várias garantias em um papel só: o direito à terra, o poder de acesso ao crédito, a dignidade e a felicidade dos nossos agricultores, que são grandes incentivadores da economia do nosso Estado”.

O Programa de Regularização Fundiária tem como objetivo fortalecer o combate à pobreza rural e como foco principal a promoção da segurança jurídica do patrimônio fundiário do agricultor familiar, bem como a extinção da grilagem de terras no espaço rural cearense.

A agricultora Maria Lopes da Silva, de 95 anos, se emocionou em receber o título. “Sempre fui da agricultura, planto até hoje e a partir de agora a terra é minha e da minha família e ninguém tira. Tive 14 filhos e hoje só tenho 4 vivos, mas sei que com esse título a propriedade ficará para minhas netas que são quem cuidam de mim atualmente”.

Participaram também do evento o prefeito de Trairi Marcos Prado, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Romildo Aragão, a superintendente adjunta do Idace Graça Pedrosa, diretor Técnico do Idace Paulo Henrique Lobo, o coordenador de Regularização Fundiária do Incra, Alcir Rêgo, delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário Rosilônio Magalhães, o presidente da Câmara Municipal Robson Nogueira, representando a comissão de agropecuária da Assembleia Legislativa Wanderley Magalhães, além de secretários municipais, vereadores e agricultores.

Galeria de Imagens
Trairi é mais um município a receber títulos de propriedade rural em 2017 Trairi é mais um município a receber títulos de propriedade rural em 2017

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace