SIGA-Idace vai gerar importantes indicadores estratégicos

22 de novembro de 2018 - 16:42

O Sistema Integrado de Governança Agrária (SIGA-Idace), desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do órgão foi destaque no site da Coordenadoria de Estratégias de Tecnologia da Informação (COETI), da Secretaria do Planejamento do Estado (SEPLAG). A previsão de conclusão do sistema é até o final deste ano.

O SIGA-Idace será um novo sistema que inovará os serviços prestados a todos os cidadãos e cidadãs rurais do Estado. O projeto tem como objetivo organizar, numa plataforma única, todos os sistemas utilizados atualmente pelo órgão. Eles fazem parte do bloco dos “Sistemas de Apoio ao Negócio”, anteriormente implantados na instituição. São eles: Sistema de Produção de Cadastros e Imóveis Rurais; Sistema de Crédito Fundiário, e Sistema de Trâmites de Arquivos dos Projetos do IDACE.

Com a implantação do SIGA-Idace, os proprietários de imóveis rurais poderão obter algumas informações. Destacam-se: 1) O agricultor poderá saber como está a situação do seu título; 2) O agricultor familiar poderá obter o desenho da sua propriedade; 3) O assentado saberá como está o seu cadastro, inclusive a disponibilidade da geração de Darf; 4) Haverá uma organização das informações sobre os assentamentos estaduais, os reassentamentos de atingidos pelas obras públicas e as comunidades e povos tradicionais (pescadores, indígenas e quilombolas); 5) Possibilidade de gerar requerimentos online; 6) Gestores poderão acessar e verificar como está o andamento de cada programa do instituto; 7) Realização de consultas para verificar pendências em relação aos programas; e 8) Geração de indicadores que serão importantíssimos para a tomada de decisões estratégicas.

 

Augusto Brandão

Assessoria de Comunicação do Idace

Contato (85) 3474 – 9141