Seminário debate pesca artesanal em busca de soluções para o setor

22 de novembro de 2018 - 16:42

O I Seminário Cearense da Pesca Artesanal foi encerrado na tarde de hoje (19), no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O principal objetivo do encontro foi abrir uma discussão com o setor, buscando soluções que garantam a sustentabilidade econômica, ambiental e social da atividade pesqueira artesanal.

O evento foi realizado nos períodos da manhã e tarde dos dias 18 e 19, abordando as temáticas “O Conceito de Pesca Artesanal”, “Ceará de Oportunidades” e “Ceará de Desafios”. Fizeram parte das apresentações do encontro o Secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, o Presidente da Federação dos Pescadores do Ceará Raimundo Félix, o Presidente do IDACE Eduardo Martins, e o Secretário Adjunto da SEAPA, Euvaldo Bringel. Também estiveram presentes diversos representantes do setor da Pesca Artesanal.

O superintendente do Idace Eduardo Barbosa destacou na sua fala, o trabalho que o Idace está desenvolvendo no atual Governo, a partir do documento os 7 Cearás, priorizando as cinco territorialidades, compreendendo os grupos formados por quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, assentados e atingidos por barragens (reassentados).

I Seminário Cearense da Pesca Artesanal

João Batista Santos, participante do Movimento dos Pescadores Artesanais de Camocim, no litoral Norte do Estado, comentou sobre a importância do encontro: “A atividade da pesca artesanal deve ter seu mérito reconhecido tanto no Ceará como no País. A pesca é de suma importância para diversos setores, incluindo a segurança alimentar. É imprescindível que os recursos para essa atividade sejam garantidos”, afirma.

O Secretário Dedé Teixeira falou sobre as ações realizadas pela SDA no ano de 2015 e as metas da Secretaria para o ano de 2016. Ele também salientou o compromisso da Secretaria com o desenvolvimento dos pequenos produtores, incluindo a atividade da pesca artesanal. “É de extrema importância o diálogo que estamos construindo neste encontro de hoje. Nenhum setor cresce sem a participação de seus trabalhadores diretos”, acrescentou.

I Seminário Cearense da Pesca ArtesanalA atividade da pesca apresenta-se como fonte geradora de divisas para o Estado do Ceará, proporcionando empregos e renda para milhares de famílias. Tendo em vista a diminuição da produção pesqueira, por diversos fatores, torna-se necessária a implementação de novas estratégias, que garantam o princípio da sustentabilidade.

Augusto Brandão, augusto.brandao@idace.ce.gov.br – 85.3474.9100

Assessoria de Comunicação da SDA