SDA e Idace entregam 116 títulos de propriedade rural em Monsenhor Tabosa

22 de novembro de 2018 - 16:39

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) entregaram 116 títulos de propriedade rural em Monsenhor Tabosa, na sexta-feira, 23 de dezembro. A solenidade aconteceu na quadra do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e contou com as presenças do secretário Dedé Teixeira (SDA), da superintendente ajunta do Idace, Gracinha Pedrosa e  do prefeito Jeová Madeiro.

O agricultor familiar Antônio Floro, 78 anos, recebeu o título de propriedade rural das mãos do secretário Dedé Teixeira, representando os demais agricultores e agricultoras. Emocionado, ele confessou que não lembra quando passou a residir na terra onde ainda hoje mora com o neto. “Faz tanto tempo que comprei o meu terreninho que nem sei”, relata. Ao ser informado que o título lhe dará o direito de ter acesso a agentes públicos, com o banco para conseguir empréstimo e melhorar a lavoura, Seu Antônio Floro exclamou: “Ô coisa boa, é uma benção na vida da gente”.

A entrega dos títulos em Monsenhor Tabosa integra o Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária e visa garantir às famílias da agricultura familiar o título de propriedade rural. Com a garantia jurídica de que realmente são os donos da terra, há um efetivo combate à pobreza rural e um estímulo à permanência do homem no campo.

O programa é resultado da parceria do Governo do Estado, por meio da SDA e Idace, com o Governo Federal e envolve estudos técnicos, esclarece Dedé Teixeira. “Com a conclusão da regularização fundiária nos municípios, o trabalhador rural deixa de ser posseiro e obtêm segurança do seu imóvel. Esse é um efetivo instrumento de cidadania que demonstra toda a nossa preocupação e do governador Camilo Santana com a emancipação do homem e da mulher do campo”.

Assessoria de Comunicação do Idace
Augusto Brandão
augusto.brandao@idace.ce.gov.br – (85) 3474.9130