Ricardo Durval recebe representação do MST

22 de novembro de 2018 - 16:44

O superintendente do Idace Ricardo Durval recebeu dia 15/09, pela manhã, em seu gabinete, uma representação do MST, para tratar das demandas do movimento com relação à regularização de terras de trabalhadores rurais do interior cearense. Participaram da reunião a superintendente adjunta Graças Pedrosa, o Diretor Técnico e de Operações do Idace Paulo Henrique Lobo, o dirigente estadual do MST Flávio Barbosa e Sara Spinosa, representante do movimento no Idace.

Durante a reunião foram debatidas ações para criação de dois assentamentos estaduais no litoral cearense, em Paracuru e Aracati, já previstos em portaria publicada no Diário Oficial do Estado, que beneficiarão cerca de  30 famílias rurais; a criação de uma nova área de assentamento em Quixadá, no Sertão Central, para atender 13 famílias rurais; bem como a proposta de recurso do MAP (Movimento e Acompanhamento de Projetos Prioritários) para atender a demanda do MST em Itapipoca e Uruburetama, e em Quixadá com criação de áreas para assentar famílias rurais.

Outro ponto da pauta da reunião foi a negociação de 44 assentamentos, via Projeto São José/Ação Fundiária, visando regularizar dividas de compras de terras, junto a bancos oficiais. Deste total, três negociações foram concluídas e 11 processos estão em analise no Banco do Nordeste. Dos 30 processos restantes, cinco faltam ser visitados por técnicos do Idace, e 25 estão em fase de organização da documentação necessária para regularizar a situação junto aos bancos oficiais.