Pentecoste ganha de presente títulos de propriedade rural

22 de novembro de 2018 - 16:38

O título de propriedade rural foi o grande presente dos agricultores e agricultoras familiares na festa dos 144 anos de emancipação política de Pentecostes, realizada na manhã desta quarta-feira (23/08), em solenidade realizada na Câmara Municipal da cidade. A afirmativa foi do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) Cirilo Pimenta, destacando o Programa de Regularização Fundiária que o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo no Estado. O evento foi transmitido ao vivo pela rádio FM 98.7.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário da Casa Civil Nélson Martins disse que o título de propriedade rural é resultado de um dos maiores programas – de regularização fundiária – de inclusão social do Governo do Estado, “porque contribui para resgatar a dignidade de homens e mulheres do campo”.

O prefeito João Bosco Tabosa afirmou que hoje, 23 de agosto de 2017, “é um das datas mais importantes do município, porque muitos ali – agricultores e agricultoras – estavam realizando um sonho que nunca acreditavam que iria acontecer – receber o título de propriedade da terra”.

Participaram do evento a superintendente adjunta do Idace Graça Pedrosa, o secretário da Fazenda Mauro Filho, o deputado estadual Roberto Mesquita, o representante do INCRA Francisco José, o delegado federal da agricultura no Ceará Rosilônio Magalhães, o gerente do BNB em Itapajé Aires Pinheiro, o secretário municipal da Agricultura, Pesca e Defesa Civil Daniel Castro e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Pentecostes Valmir Marques.

Localizado no Território Litoral Oeste/Vale do Curu, Pentecostes tem área territorial estimada de 136.164 hectares, com previsão de cadastrar até a conclusão dos trabalhos, 1.329 imóveis e emitir 685 títulos de propriedade rural (posses).

O programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, com o Governo Federal, através da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Galeria de Imagens
Idace entrega 111 títulos Pentecoste Idace entrega 111 títulos Pentecoste