Oficina de Sensibilização reúne atingidos por barragens de cinco municípios

22 de novembro de 2018 - 16:39

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE) promoveu na quinta-feira (18/10), no auditório do Parque de Exposição da Expoece, a 4ª Oficina de Sensibilização dos Projetos Produtivos. O evento contemplou comunidades atingidas por barragens, obras e transposições beneficiadas pelo Projeto Desaguar Para Vida. O evento teve a participação de representantes de comunidades de cinco municípios (Jaguaretama, Jaguaribara, Iracema, Baturité e Aracoiaba). Em 2015 o IDACE firmou convênios com quatro comunidades e em 2016 deverá firmar convênios com outras 11 comunidades de atingidos por barragens. O total de 15 convênios serão contemplados com R$ 600 mil para o desenvolvimento dos projetos produtivos.

A oficina foi coordenada pela técnica do IDACE Márcia Oliveira e foram discutidos temas relacionados ao cadastramento das associações no Sistema de Convênios e Congêneres do Ceará (SICONV-CE) e Plano de Trabalho dos Projetos a serem implantados. Também foram temas do encontro as operações bancárias/financeiras, acompanhamento, fiscalização e prestação de contas.

A representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Suerda Almeida, destacou a importância dos projetos produtivos no fortalecimento da luta dos atingidos por barragens. Segundo a líder do MAB, o “desenvolvimento destas famílias será fortalecido com o apoio do Governo Estadual Camilo Santana, através destas políticas públicas”.

A equipe técnica do setor administrativo e financeiro do IDACE participou da oficina, dando orientações sobre as regras de transferências de recursos financeiros feitos através de convênios e instrumentos congêneres.

No encerramento do encontro o Superintendente do IDACE, Eduardo Barbosa, destacou a importância da oficina, ressaltando a implantação dos projetos e sua continuidade, no sentido de assumir um caráter permanente no apoio a essas comunidades, de modo a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável destas comunidades.

Entidade Representativa

Poço da Pedra

Associação Comunitária dos Agricultores do Poço da Pedra

Agrovila de Aracoiaba

Instituição Sócio Comunitária da Agrovila Isca do Açude Aracoiaba

Encosta de Baixo

Associação Comunitária Unidos Para Vencer

Encosta de Cima

Associação Comunitária dos Agricultores e Agricultoras do Encosta Baixio

Anselmos

Associação Comunitária Familiar Anselmos

São Sebastião

Associação dos Moradores do Distrito de São Sebastião

Agrovila de Baturité*

Timbaúba

Associação Comunitária dos Trabalhadores da Timbaúba do Projeto de Assentamento Guanabara

Sitio Novo e Florisbela

Associação Comunitária dos Trabalhadores do Sitio Novo e Flores Bela do P.A Guanabara

Bom Jardim

Associação Comunitária Antônio Joaquim da Silva

AgroFátima

Associação Comunitária dos Trabalhadores do P.A Pedra e Cal

Jaguaribara

Rua do Serrote*

Jaguaribara

Mulunguzinho*

*Estas comunidades não possuem entidades representativas. Estão em processo de criação de associação.

Galeria de Imagens
Oficina de Sensibilização - Projeto Desaguar Oficina de Sensibilização - Projeto Desaguar

<!– var prefix = 'mailto:'; var suffix = ''; var attribs = ''; var path = 'hr' + 'ef' + '='; var addy94270 = 'augusto.brandao' + '@'; addy94270 = addy94270 + 'idace' + '.' + 'ce' + '.' + 'gov' + '.' + 'br'; document.write( '‘ ); document.write( addy94270 ); document.write( ” ); // –>augusto.brandao@idace.ce.gov.br<!– document.write( '‘ ); // –>Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. <!– document.write( '’ ); // –> – (85) 3474.9130