IDACE tem novo Superintendente

22 de novembro de 2018 - 16:42

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE) tem novo superintendente, nomeado pelo governador Camilo Santana. É o engenheiro agrônomo Eduardo Martins Barbosa, Perito Federal Agrário do INCRA. Atualmente está cursando Especialização em Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação do Campo, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Ele se formou pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queirós (ESALQ/USP), em Piracicaba-SP, em 1981.

Eduardo Barbosa assumiu a Superintendência do IDACE com o compromisso de realizar uma gestão democrática e participativa, em constante diálogo com a sociedade, em especial com o movimento sindical da agricultura familiar, os movimentos sociais de luta pela terra e a reforma agrária, os povos indígenas, os quilombolas, os pescadores artesanais, os atingidos por barragens. O superintendente disse que será dada “atenção especial aos servidores, valorizando toda a equipe do órgão”. A continuidade da regularização fundiária, como controle social, continuará como o carro-chefe da instituição, bem como o trabalho com o crédito fundiário e o acompanhamento dos assentamentos serão dinamizados. A inovação será a montagem de núcleos territoriais de governança fundiária, ambiental e de desenvolvimento agrário. A parceria com a Semace para a implantação do cadastro ambiental rural (CAR) também será uma atividade forte da nova gestão. A integração efetiva do IDACE no Sistema Estadual de Agricultura também é uma prioridade.

No período de 2003 a 2006 foi superintendente regional do INCRA. Antes, de 1994 a 2002 foi consultor da SETA (Serviços Técnicos Associados), atuando em Projetos do BNDES/PNUD nos territórios da Bacia do Curu, Bacia do Acaraú e Serra do Mel, além de Instrutor em Projetos de Qualificação Profissional do PEQ/CE e Coordenador do Projeto de Capacitação de Conselheiros do CMDS – PRONAF.

Trabalhou como assessor em Desenvolvimento Solidário e Sustentável na Federação dos Trabalhadores/as na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE), entre 2001 e 2002. Projetista, Eduardo Barbosa foi supervisor e educador do Projeto Raízes – Cidadania para o Campo, bem como Coordenador técnico do Programa de Desenvolvimento Local Sustentável na Regional de Crateús.

Na Prefeitura Municipal de Tauá, no período de 1997 a 2000, exerceu a função de Assessor e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, desenvolvendo o trabalho de coordenação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal e do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e articulação do Fórum da Agenda 21 de Tauá.

Eduardo Barbosa é sócio-fundador do Centro de Pesquisa e Assessoria (ESPLAR), tendo exercido as funções de técnico de projetos, coordenador de programas, diretor técnico e diretor financeiro. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Tecnologias Alternativas de Quixeramobim e na Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas do Ceará.