IDACE promove palestra sobre câncer de mama na programação Outubro Rosa

22 de novembro de 2018 - 16:37

O Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), através da Comissão Interna de Promoção á Saúde, realizou na terça-feira (10/10), a ação “Outubro Rosa – Se toque, se perceba, se previna”. O evento contou com a participação da Fisioterapeuta Ana Caroline Bessa, que falou sobre prevenção de câncer de mama. A convidada Maria das Graças, que já teve câncer de mama, partilhou sua experiência de superação.

Na ocasião, segundo Evilândio Nunes, da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (ADINS-IDACE), “ se fortaleceu a importância de exames preventivos e de hábitos saudáveis, assim como a necessidade de consultas periódicas e caso se perceba algum fator diferente no seu corpo, buscar avaliação médica”.

Ana Caroline Bessa esclareceu que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

Galeria de Imagens
IDACE promove palestra sobre câncer de mama na programação Outubro Rosa IDACE promove palestra sobre câncer de mama na programação Outubro Rosa

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace
3474.9100 / 3474.9130