Idace promove oficina de sensibilização para pescadores e pescadoras artesanais

22 de novembro de 2018 - 16:39

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) promoveu a Oficina de Sensibilização do Projeto Maré Cheia. O evento foi realizado quinta-feira (15), no auditório do Parque de Exposição da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com a participação de aproximadamente 20 pescadores e pescadoras artesanais de oito comunidades pesqueiras de seis municípios.

Esta atividade do projeto Maré Cheia teve como objetivo principal orientar as organizações das comunidades de pescadores e pescadoras artesanais sobre gestão de recursos, visando o desenvolvimento de projetos produtivos coletivos geradores de renda. São projetos nas áreas de pesca artesanal, quintais produtivos e artesanatos.

O superintendente do Idace, Eduardo Barbosa, destacou a importância da oficina, ressaltando ser um trabalho novo que vem sendo desenvolvido pelo Idace, no sentido do Estado apoiar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais e dos assentamentos estaduais. Eduardo Barbosa disse que o Idace tem a missão de apoiar mais de 900 comunidades rurais de diversas categorias sociais. Os pescadores (Projeto Maré Cheia), os quilombolas (Projeto Zumbi), os indígenas (Projeto Ybi Jurema) e os atingidos por barragens (Projeto Desaguar para Vida) são os projetos produtivos criados para este fim. O superintendente estava acompanhado do Diretor Administrativo e Financeiro do Idace, Messias Moreira.  

Estavam presentes pescadores e pescadoras das comunidades de Cumbe, Canavieiras e Volta, de Aracati; Jardim, de Fortim; Caponga, de Cascavel; Embuaca, de Trairi; Tatajuba, de Camocim; e São Pedro, de  Granja, além de lideranças do Movimento dos Pescadores e Pescadoras  (MPP).

A oficina foi coordenada por Áricles Queiroz, com a participação da equipe técnica responsável pelos projetos produtivos. Tiveram também as presenças de Maik Santos e Danielle Gomes, técnicos da Diretoria Administrativa e Financeira do Idace.

Assessoria de Comunicação do Idace
Augusto Brandão

augusto.brandao@idace.ce.gov.br – (85) 3474.9130