Idace participará do 1º Seminário Cearense da Pesca Artesanal

22 de novembro de 2018 - 16:42

O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), o 1º Seminário Cearense da Pesca Artesanal. A abertura do evento acontece na quinta-feira, às 14 horas, no auditório da SDA.

O secretário adjunto da Seapa, Euvaldo Bringel, fará a abertura do evento, que contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira e do assessor especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Acrísio Sena. O superintendente do Idace, Eduardo Barbosa, será um dos palestrantes sobre o tema “Ceará de Oportunidades”.

“Esse encontro será uma grande oportunidade para realizarmos um mapeamento dos pescadores artesanais do Estado, identificar as potencialidades e as prioridades de cada região. Queremos elaborar um plano de ação que traga melhorias ao setor”, destacou o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado, Osmar Baquit.

Para o secretário Dedé Teixeira, o seminário vem fortalecer as estratégias de desenvolvimento para os pequenos produtores cearenses, e uma delas é fortalecer as cadeias produtivas de cada região, explorando e qualificando as vocações econômicas. “Precisamos cada vez mais de novas alternativas e inovações produtivas para crescer diante de cenários de dificuldade e consolidar grupos de desenvolvimento em todo o estado”, explica Dedé Teixeira.

O encontro reunirá, durante os dois dias, pescadores artesanais, líderes de Colônias de Pesca e entidades ligadas ao setor pesqueiro com o objetivo de buscar soluções que garantam a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

A atividade da pesca é fonte geradora de divisas para o Estado do Ceará, proporcionando empregos e renda para milhares de famílias. Com a diminuição da produção pesqueira, por diversos fatores, é necessária a implementação de novas estratégias que garantam o princípio da sustentabilidade.

O evento é uma parceria entre Seapa, SDA e Coordenadoria de Acolhimento aos Movimentos Sociais.

1º Seminário Cearense da Pesca Artesanal

Data: 18 E 19 de fevereiro de 2016

Local: Auditório da SDA

DIA: 18/02