IDACE participara de seminário-oficina de combate à pobreza

22 de novembro de 2018 - 16:38

O IDACE participa do “Seminário–Oficina de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e Combate à Pobreza”, realizado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG). O evento  tem o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA); do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), das Nações Unidades; e do Instituto Agropolos (AICE). O Idace está representado pelos técnicos Evilândio Nunes e lisslery de Castro, prossegue sexta-feira (22/9).

O objetivo o seminário é subsidiar a elaboração do Programa Estadual de Combate à Pobreza Rural e aperfeiçoar seus instrumentos. Além disso, o evento pretende capacitar a futura equipe de gestores envolvida na implementação do programa no Estado. Visa também estruturar uma equipe de formadores para a capacitação de agentes territoriais, que ficará responsável pela multiplicação do tema, junto aos 14 territórios de identidade/regiões de planejamento.

A programação do seminário está dividida em dois módulos. No primeiro, voltado para um público de 160 pessoas, sendo 100 técnicos e dirigentes de organizações da sociedade civil e de instituições governamentais. Neste grupo o debate gira em torno de marco conceitual sobre ruralidade, desenvolvimento e pobreza, incluindo o enfoque multidimensional da pobreza, os desafios de superá-la e as políticas nacionais de agroecologia e convivência com o semiárido.

No segundo módulo, para 60 gestores operacionais previamente selecionados, o enfoque é a agenda de superação da pobreza rural no Ceará e a diferenciação e aperfeiçoamento das políticas públicas voltados para o tema.

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace
3474.9100 / 3474.9130