IDACE participa do seminário do CAR em Crateús

22 de novembro de 2018 - 16:37

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE) está participando dos seminários promovidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) que tem como objetivo divulgar o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), no Ceará. Na manhã de quarta-feira (06/12), a superintendente adjunta Graça Pedrosa esteve em Crateús, representando do IDACE.

“Um dos objetivos do seminário é mobilizar os meios de comunicação e os governos municipais, por meio das secretarias de agricultura e meio ambiente, para o esforço conjunto de levar o pequeno proprietário até o posto de atendimento da região”, afirmou a coordenadora do CAR no Ceará, Tereza Farias. “Sindicatos rurais e outras entidades do terceiro setor ligadas à agricultura familiar também estão sendo convocados”, completou.

Graça Pedrosa disse que o IDACE é “o grande parceiro da Semace a quem forneceu a malha fundiária de 109 municípios, onde foi concluído o trabalho de campo do programa de Regularização Fundiária no Ceará”. A malha fundiária irá “facilitar e agilizar muito o trabalho do CAR”, concluiu.

O CAR é um projeto do Governo Federal previsto no Código Florestal. No Ceará, é executado pela Semace, por meio de uma empresa especializada, com o apoio do Fundo Amazônia e BNDES. O declarante informa a área do imóvel, a localização e a cobertura do solo (vegetação, plantios, imóveis). Declara também a ocorrência de área consolidada, de servidão administrativa, de áreas de preservação permanente ou de uso restrito e de reserva legal.

O CAR é uma base de dados que poderá ser consultada eletronicamente pelo Estado, mercado e sociedade para a tomada de decisões. O não cadastramento das informações até o dia 31/12 poderá tirar do proprietário o direito de participar dos programas governamentais de apoio à produção, inclusive de operações de crédito subsidiado. Outras informações sobre o CAR estão disponíveis em: http://www.semace.ce.gov.br/2017/04/cadastro-ambiental-rural-car-ceara/

Programação dos Seminários do CAR

5/12 – Iguatu e Tauá
6/12 – Crateús
7/12 – Quixeramobim e Crato
12/12 – Canindé, Crato e Beberibe
13/12 – Itapipoca
5/12 – Sobral, Brejo Santo e Limoeiro do Norte.

Galeria de Imagens
IDACE participa do seminário do CAR em Crateús

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace
3474.9100 / 3474.9130