Idace participa de Feira Agroecológica em Quixeramobim

22 de novembro de 2018 - 16:42

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, visitou a Feira Agroecológica e Solidária, nesta quarta-feira (29/7), em Quixeramobim. O evento reuniu produtores da agricultura familiar de 30 comunidades do município e da região do Sertão Central. Na feira estão sendo comercializados produtos orgânicos, sem uso de agrotóxicos. A feira é organizada há 13 anos pela Associação de Agricultores Agroecológicos do Território dos Vales do Curu e Aracatiaçu.

O superintendente do Idace, Eduardo Barbosa, fez parte da comitiva do ministro. Na oportunidade falou do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária que o Governo do Estado está implantando em 182 municípios cearenses.

O ministro Patrus Ananias também se reuniu com integrantes do Colegiado Territorial e conselheiros de Desenvolvimento Territorial Sertão Central, em Quixeramobim. No encontro, Patrus disse que, a partir de agora, haverá uma agenda mensal de visitas aos Territórios de Cidadania. “Isso é bom, porque ouvimos as pessoas”, afirmou. “Na nossa próxima viagem, vamos dar preferência para territórios quilombolas”, adiantou.

O Território da Cidadania Sertão Central foi criado em 2003. Formado por 12 municípios – Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole –ocupa uma área de 15 mil quilômetros quadrados.

O Sertão Central possui 44 assentamentos e mais de 32 mil estabelecimentos da agricultura familiar. Só no município de Quixeramobim mais de 80 mil hectares já foram desapropriados e entregues à reforma agrária.

Durante o evento, o ministro assinou três escrituras para beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Em seguida visitou comunidades rurais e assentamentos.

 

Augusto C. Rêgo Brandão

Jornalista JP-627.CE

85.8868.1012 / 9842.8035