IDACE participa de Encontros Regionais de Reforma Agrária e Crédito Fundiário

22 de novembro de 2018 - 16:42

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) está participando dos Encontros Regionais de Reforma Agrária e Crédito Fundiário, promovidos pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece). O objetivo é discutir com as comunidades regionais e locais, as ações referentes à reforma agrária e regularização fundiária, desenvolvidas no campo. Este ano já foram realizados cinco encontros, estando programados mais três.

O evento tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do INCRA, que apresentam suas ações destinadas à agricultura familiar camponesa. A participação do Idace, segundo a representante do órgão nos eventos, Florence Lobo e Sara Spnosa, tem por objetivo debater as ações do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, bem como informar os agricultores e agricultoras as possibilidade de acesso a terra, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O público dos eventos é composto de representações dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTRs, assentamentos da reforma agrária e de Unidades Produtivas do PNCF, Rede Cearense de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), dirigentes de ONGS e cooperativas da Rede Cearense de Ater, além de instituições parceiras, como Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ematerce, Projeto São José, BNB, Banco do Brasil e Secretarias Municipais de Agricultura.

Os encontros acontecem em oito municípios-sede de regionais da Fetraece, tendo sido realizados em cinco: Quixeramobim, Iguatu, Sobral, Itapipoca e Crato. Este ano estão programados mais três: Russas (16 e 17/11), Fortaleza (19 e 20/11) e Crateús (09 e 10/12).

Contato (85) 3474 – 9141