IDACE participa de encontro de representantes de imóveis no Crato

22 de novembro de 2018 - 16:37

Como vivem as famílias nos mais de 500 assentamentos espalhados por todo território cearense, o acesso às políticas públicas e ao crédito fundiário. Estes foram os temas do I Encontro com Representantes dos Imóveis Adquiridos, realizado no Crato, município localizado no território dos Sertões do Cariri, terça-feira (28/12). O evento reuniu mais de 250 agricultores familiares e técnicos agrários no auditório da sede do Geopark Araripe, no Crato, e apresentou um diagnóstico regionalizado da política pública.

“A ideia é dividir o Estado do Ceará em quatro macroregiões (Cariri, Quixeramobim, Sobral e Fortaleza), discutir os desafios e elaborar políticas públicas que amparem os agricultores na produção rural e no sustento de suas próprias famílias. Queremos conhecer qual o nível de acesso que essas quase oito mil famílias possuem ao crédito fundiário; se dispõem recebem assistência técnica e com quais políticas públicas, nacionais e estaduais, estão sendo atendidas”, apresentou um retrato do diagnóstico a ser traçado o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira.

De acordo com balanço apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), do Governo Federal, somente no Estado do Ceará dispõe de 599 contratos de crédito similares aos que agricultor do assentamento Riacho Seco teve acesso para adquirir a terra. Um dos benefícios utilizados para garantir a conquista é a quitação de débitos por meio da Lei Federal 13.340/2016. Para os contratos até 31 de dezembro de 2006 é garantido um rebate de até 95% para os imóveis no semiárido e de até 50% para a liquidação das dívidas contratadas entre 1o de janeiro de 2007 e 31 de dezembro de 2011.

Participaram da solenidade o superintendente do IDACE Cirilo Pimenta, o delegado federal da agricultura no Ceará Rosilonio Magalhães, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce), Bartolomeu Cavalcante; do Instituto Agropolos no Cariri, Evanildo Simão; do BNB e da Semace, além do  vereador do Crato, Pedro Lobo.

Galeria de Imagens
IDACE participa de encontro de representantes de imóveis no Crato IDACE participa de encontro de representantes de imóveis no Crato IDACE participa de encontro de representantes de imóveis no Crato

3474.9100 / 3474.9130