Idace participa da Feira Agroecológica em Pentecoste

22 de novembro de 2018 - 16:42

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) participou da I Feira Regional Agroecológica e Economia Solidária do Vale do Curu e Aracatiaçu, na manhã de sábado (22/08), em Pentecoste. O superintendente do instituto, Eduardo Barbosa, disse que o evento é importante para o desenvolvimento da agricultura familiar e a economia solidária da região do Curu e do Aracatiaçu. O evento foi organizado pela Secretaria de Agricultura do município.

A feira fez parte da programação comemorativa dos 142 anos de emancipação política de Pentecoste, tendo a prefeita Ivoneide Moura garantido a realização do evento no próximo ano, com a participação dos municípios do Vale do Curu e do Aracatiaçu. O secretário municipal da Agricultura, Cleidson Guimarães, disse que a feira “é um esforço de todos os órgãos sediados municípios, com a ajuda dos agricultores e agricultoras”.

Pentecoste tem uma área territorial estimada em 136.164 hectares, com previsão de cadastrar até o final dos trabalhos, 1.329 imóveis e emitir 683 títulos, beneficiando 785 famílias. O trabalho de campo do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária já foi concluído no município, estando em andamento os serviços de revisão das informações técnicas, e a emissão de documentação, entre eles o título de propriedade rural.

A feira tem a parceria das secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA), dos Recursos Hídricos (SRH), e do Trabalho e Desenvolvimento social (STDS), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Ematerce, Audipecupe, Adel e Paju e do Conselho de Desenvolvimento Territorial.

Durante o evento o superintendente Eduardo Barbosa e o Coordenador de Desenvolvimento Territorial (CODET/SDA) Inácio Filho, reuniram-se com lideranças do Território e do município para discutir e encaminhar a formação dos Comitês Municipal e Territorial de Regularização Fundiária.

85.3474.9141