Idace participa da Campanha Setembro Amarelo 2017

22 de novembro de 2018 - 16:38

O Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) participará da Campanha Setembro Amarelo 2017, que trata do suicido. Ao longo do mês serão realizadas palestras, visando orientar os servidores para ações preventivas e de identificação do problema no trabalho, na família e entre amigos. A equipe de coordenação é formada por Evilândio Oliveira, Ana Paula Bessa, Lisllery e Wandson Alves.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, em cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos. Dados oficiais dão conta de que 32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta e ser encaminhado para um serviço especializado para tratamento e acompanhando.

O câncer, a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) há duas ou três décadas eram rodeadas de tabus e viam o número de suas vítimas aumentando a olhos nus. Foi necessário o esforço coletivo, liderado por pessoas corajosas e organizações engajadas, para quebrar esses tabus, falando sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.

O suicídio é um problema de saúde pública que atualmente enfrenta tabus e preconceitos, que precisam ser superados e vencidos pela população. Mas como buscar ajuda se sequer a pessoa sabe que ela pode ser ajudada e que o que ela passa naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se também não sabemos identificar os sinais e muito menos temos familiaridade com a abordagem mais adequada?

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace
3474.9100 / 3474.9130