IDACE participa da abertura do 11º Fórum dos Secretários da Região Nordeste e Minas

22 de novembro de 2018 - 16:37

Ceará sediou a 11ª Reunião do Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais. O evento foi realizado no Hotel Oásis Atlântico, na Beira Mar, em Fortaleza. A abertura contou com as presenças dos secretários Chefe da Casa Civil Nelson Marins, do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, e do superintendente Cirilo Pimenta do IDACE. Participaram também secretários estaduais da Bahia, Maranhão, Sergipe e Pernambuco, além de representantes dos demais Estados do Nordeste e de Minas Gerais

Neste primeiro evento de 2018, o Fórum completa três anos ininterruptos de atividades, após percorrer os dez estados no seu primeiro ciclo de debates. Um período marcado por mudanças drásticas e traumáticas na institucionalidade brasileira, com fortes impactos nas políticas de superação da pobreza e de apoio à agricultura familiar brasileira. Para comemorar esse fato, foi entregue para as autoridades atuantes em todas as edições do Fórum uma comenda de gratidão e compromisso na consolidação do evento.

Segundo o secretário Nelson Martins, a riqueza de conteúdo apresentado no Fórum enriquece qualquer debate sobre agricultura familiar. “Eu fui secretário do Desenvolvimento Agrário e sei da importância de políticas públicas voltadas para essa área, pois o homem e a mulher do campo precisam e muito de ações e o Governo do Ceará é referência na implantação de ações para o campo”.

O evento debateu ações e projetos relacionados a agricultura familiar e a segurança hídrica, aplicados em todos os Estados. A reunião é um espaço de reflexão e articulação política e técnica da área agrícola da região. A programação é voltada para temas que valorizem e incentivem o desenvolvimento dos territórios e da agricultura, gerando acesso às novas oportunidades produtivas, além de reforçar a importância do Fórum na atual conjuntura.

“O Fórum, que teve sua primeira reunião aqui em Fortaleza em 2015, já é um instrumento muito importante de discussão agrária do país, pois Estados do Nordeste se unem, compartilhando experiências e contribuindo para o Desenvolvimento Agrário da região”, comemorou o secretário Dedé Teixeira.

Esta edição é executada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e Programas de Gestão do Conhecimento para zonas do Semiárido do Nordeste (Projeto Semear, Fida, IICA).

Augusto Brandão
Assessoria de Comunicação do Idace